Alta de Juros

Briguilino disse...

Laguardia, os demos estão criticando o aumento dos gastos dos governo, o que é muito diferente dos juros. O governo aumentou os gastos na area social (pobres,educação, saúde,segurança, etc, etc) e isto é imperdoavel para vocês liberais de araque. Se o povo quissese continuar com a politica de vocês teria votado em 2002 em Serra e em 2006 no Geraldinho. Vocês vão morrer do bofe esquanto não se acustumarem e respeitarem a vontade do povo (maioria) Sabe o que é isso? Chamam de democracia. Capicce?

Resposta:
Briguilino
Vou repetir a nota final dos DEM:

"Os fundos de renda fixa devem registrar perdas e a Bolsa de Valores deve cair porque juros maiores reduzem os ganhos das empresas. Os juros bancários e as taxas praticadas no comércio devem aumentar e haverá redução no poder de compra da população. Além disso, a alta prejudicará a economia porque haverá queda dos investimentos da indústria. O pior, no entanto, é que haverá outros aumentos. A previsão de analistas é que a Selic irá terminar 2008 em 12,75% ao ano".

Você vê que eles estão sim criticando a alta de juros e mostrando os malefícios desta alta para a economia.

Se você conhecesse o liberalismo econômico, veria que estes economistas pregam gastos do governo justo em saúde, educação, seguridade social etc. Lei um dos expoentes desta corrente, Milton Friedman em seu livro A liberdade de escolha (se não me engano este é o nome)

O liberlismo econômico prega que sem investimentos nestas áreas, não é possível crescimento e desenvolvimento econômico.

Infelizmente, o que o governo Lula fez até agora foi melhorar a distribuição de renda tão somente.

A saúde pública está sucateada. Vemos isto na epidemia de dengue no Rio e agora no Ceará. Mas não é só com a dengue, o atendimento é precário em toda a rede pública e em todo o Brasil. Pergunte a qualquer um que tem que usar o SUS se houve alguma melhora no atendimento nestes últimos cinco anos. A cada mês 200 crianças morrem devido a falta de saneamento básico. Com o atual programa de governo, só teremos saneamento básico adequado em 2120. Até lá 268.000 crianças terão morrido.

A educação pública vai de mal a pior. Os últimos resultados do ENEN divulgados pelo Ministério da Educação mostram que em relação a rede particular de ensino, o ensino público ficou mais para trás do que estava no ano passado.

Com relação a segurança pública, nem se fala. As grandes favelas do Rio e São Paulo são dominadas pelo tráfico de drogas e não têm a presença do estado.

A seguridade social. Bem agora é um caso de falar em benefício próprio. Lula condenou a aprovação pelo congresso da lei que estabelece que as aposentadorias tenham o mesmo aumento que o salário mínimo. Contribuímos sobre 10 salários e vemos nossas aposentadorias serem corroídas a no a ano em relação ao salário mínimo.

Agora considere que o Brasil tem a mais alta carga tributária do mundo. Para onde está indo todo este dinheiro? Para pagar juros exorbitantes da dívida interna, para a corrupção, para o aumento do estado, só no governo Lula mais de 26.000 novos cargos comissionados.

Como já falei antes, muitos setores da economia vão bem, principalmente para banqueiros e empresários. A inflação de gêneros alimentícios afeta mais aos pobres. A corrupção desenfreada drena recursos que deveriam estar sendo aplicados nas áreas sociais.

É por isto que eu digo que a distribuição de renda com inflação acaba se tornando inócua e eleitoreira somente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário