Qual a lógica?

As ações ordinárias da Petrobras caíam 9,91% às 15h25 desta quarta-feira.

A corretora Credit Suisse rebaixou a recomendação dos papéis da estatal. A nota estava em "outperform" (acima da performance de mercado) e foi reduzida para "neutro". 

Os analistas da Credit Suisse se dizem crescentemente preocupados com a estrutura de custos da companhia, que está se deteriorando, e com a perspectiva de lucratividade para a estatal em função da retração no preço do petróleo.

A opinião é, ao menos em parte, compartilhada pela corretora Ativa, que, em relatório, afirmou ver "um crescimento muito forte de alguns custos e despesas que chamam a atenção num período de queda no preço da commodity".

O banco UBS Pactual observou que os pontos negativos do balanço da Petrobras precisam ser muito bem explicados pelos diretores da companhia para não provocar quedas ainda maiores das ações. 

Na noite de terça-feira (11), a Petrobras anunciou lucro recorde no terceiro trimestre, de R$ 10,852 bilhões. No acumulado de 2008, o lucro é o maior já registrado por uma empresa brasileira de capital aberto em pelo menos 21 anos. 

Qual é a logica dessa queda?... Nenhuma.

E quem rebaixou a classificação?... Os analistas.

Traduzindo: Pura especulação, armação, negociata.

3 comentários:

  1. A lógica é a do jogador de poker, Blefe puro. Coitado do otário que acreditar nestas agências e vender suas ações.

    ResponderExcluir
  2. Dessa você talvez nem se lembre. Nos tempos do general Ernesto Geisel o ministro das Minas e Energia era Shigeaki Ueki e o prefeito biônico de São Paulo era Paulo Egydio Martins. Os dois, Ueki e Egydio, participaram de uma inspeção em Santos, de barco, em um local do mar onde diziam que estava jorrando petróleo. Os jornalistas não acompanharam a inspeção, mas, ficaram no porto aguardando a volta da expedição. Ao desembarcar, Egydio confirmou ter visto o veio de óleo que corria sem se misturar com a água do oceano. A notícia virou manchete e as ações da Petrobrás tiveram súbita alta, seguida de queda acentuada dias depois. Foi aberta sindicância, mas, ficou tudo por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Mauricio, agora estão fazendo o contrário. As "agências e especialistas" desvalorizam as ações com boatos negativos para comprar e depois vender as ações quando a verdade dos numeros mostrar que a petrobras é um otimo negocio.

    ResponderExcluir