Herança maldita

Com o apoio de parte da mídia, políticos do PSDB e pefelistas - agora chamados de democratas - na ânsia de apagar seu passado ligado a ditadura militar e ao AI-5, que completa 40 anos sábado próximo, ficaram  nervosos com declarações de alguns dirigentes do PT sobre a falência do modelo neoliberal e das políticas privatistas e de desregulamentação, sempre defendidas por eles.

Articulista no Estadão fez até comentário lacrimoso ontem. O governador tucano de São Paulo, José Serra, fez piada, achou engraçada a crítica petista. Realmente deve ser para quem é candidato a presidente em 2010 e deve ter muito presente na memória o quanto privatização e desregulamentação puxaram para baixo em 2006 a candidatura presidencial de Geraldo Alckmin, que amedrontou-se em discutir e fugia dos dois temas como o diabo da cruz.

Tucanos e aliados pefelistas-demos alegam que o Brasil está bem por causa do governo FHC, do Real, do PROER (uma bolsa-bancos que eles mantiveram), da Lei de Responsabilidade Fiscal, do ajuste das contas públicas, quando a verdade é outra. 

País só voltou a crescer com governo do PT

O Brasil voltou a crescer com o governo do PT, com distribuição de renda, depois de 3 anos de ajustes para liquidar a herança maldita do período FHC, nos quais a administração Lula teve que aumentar os juros e o superávit, e cortar gastos para sanear as contas públicas e reduzir a inflação - as verdadeiras heranças de FHC.

De herança maldita ficou isso e mais: crise energética, déficit público e nas contas correntes, inflação e dólar nas alturas, baixo investimento público, desemprego em alta e ausência quase total de políticas nas áreas da infra-estrutura, saneamento e habitação.

Não é verdade que FHC fez qualquer ajuste fiscal. Ele governou seus primeiros quatro anos com déficits, praticamente sem superávit, dolarizou e dobrou a dívida interna que vencia a curtíssimo prazo -  e chegou a 60% do PIB -, e aumentou a carga tributária em 7% do PIB.

Tudo isso com um crescimento ridículo do emprego. Resultado: - um exército de desempregados no primeiro mandato e só 800 mil empregos formais gerados no segundo.

 José Dirceu

Um comentário:

  1. O mentiroso mor volta a atacar.

    Dizer que o pessoal do PSDB não foi perseguido pela ditadura é uma mentira deslavada.

    Não defendo o PSDB, mas quantos dos integrantes deste partido como os integrantes do PT vieram no exilio durant os anos de chumbo.

    José Dirceu fez plástica, trocou de nome e viveu covardmente no interior do Paraná até a redemocratização do país.

    Nem a mulher dele sabia quem ele era. E agora vem dar uma de herói?

    Sai prá lá criminoso vagabundo

    ResponderExcluir