No Natal da crise, vendas crescem até 15%

A crise que está afetando o mundo todo atrapalhou menos que o esperado as vendas do varejo no Rio. É o que mostra a reportagem das jornalistas Nadja Sampaio e Luciana Calaza, publicada na edição desta quinta-feira do jornal O Globo ( clique aqui e leia a matéria na íntegra no Globo Digital , disponível apenas para assinantes). Com os shoppings apelando para sorteios de carros e apartamentos e dando descontos, as vendas cresceram cerca de 10% em relação ao ano passado. No país, a expectativa da Associação Brasileira de Shoppings Center (Abrasce) é de aumento de vendas de 12% a 15%. No Rio, há shoppings prevendo alta de 8%.

O shopping Nova América registrou um recorde de movimento em seus 13 anos: 120 mil pessoas passaram pelos corredores na véspera do Natal. Para Carlos Martins, superintendente do shopping, o gasto médio de compras de R$ 470 foi puxado pela promoção inédita que vai sortear um apartamento de dois quartos entre os clientes.

Foi também o sorteio de dois carros New Beetle, o que fez triplicar o gasto médio nos shoppings Rio Design (Leblon e Barra), para R$ 1.500. Mais de 15 mil cupons foram preenchidos, o que corresponde a uma média de R$ 5,5 milhões em compras.

O Bangu Shopping, em seu segundo Natal, fez a promoção Fábrica de Prêmios, com sorteio de um carro (Palio 0 km), feito ontem, e mais 85 prêmios. No shopping Rio Sul, o aumento de vendas está em 8%, mas o superintendente Márcio Werner estima que, com um movimento de 1,5 milhão de pessoas no mês, o crescimento pode chegar a 12%.

Também no Botafogo Praia Shopping, o superintendente Alexandre Barros diz que, apesar dos rumores de crise, alguns lojistas estão comemorando vendas 30% superiores a 2007.

Para Enio Bittencourt, presidente da Saara, a crise passou longe: a expectativa é de vendas 20% maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário