Respondendo a IKA

IKA disse...
Laguardia, por favor me responda: O Brasil está melhor hoje, ou estava melhor quando governado por FHC?Esta crise economica atual é responsabilidade do atual governo ou não?Se o país tivesse do mesmo jeito que FHC entregou a Lula, nos estariamos sofrendo suas consequencias, com maior ou menor intensidade?Aguardo respostas.
6 de Dezembro de 2008 16:53

Laguardia disse...
Ika Parece que você não acompanha o que escrevo ou esquece rápido demais.
.
O Brasil começou a melhorar em 1994 com implementação, no governo de Itamar Franco, do Plano Real. É só verificar os indicadores econômicos do IBGE, e da FGV.
.
O governo Lula só deu continuidade a política econômica implantada por Itamar Franco com a nomeação de Henrique Meirelles para presidente do Banco Central.
.
O país, quando Itamar saiu já estava melhor do que quando Sarney saiu e quando FHC saiu já estava melhor do que quando Itamar saiu e hoje está melhor do que quando FHC saiu.
.
Isto se chama melhoria continua.
.
No entanto, se o governo tivesse aproveitado melhor as oportunidades de antes da crise poderíamos estar ainda melhor. Vou detalhar esta idéia melhor num próximo post.
.
O país está pior em um outro aspecto que não o econômico, e economia não é tudo na vida de um povo.
.
Está cada vez pior na questão da honestidade e da ética.
.
Está pior na questão da segurança pública. O governo hoje já não controla as favelas nos grandes centros. Quem está presente lá e impõe sua lei é o tráfico. Verdade que este processo não começou com o atual governo, mas piorou.
.
Está pior no atendimento a saúde. Pessoas continuam morrendo nas filas do SUS e com as empidemias de dengue, febre amarela, tuberculose etc. Também verdade que este governo não começou com isto, mas nada fez para melhorar.
.
Está pior na qualidade da educação. E que fez o governo? Em vez de melhorar a qualidade da educação pública estabeleceu quotas para que alunos egressos das escolas públicas tenham acesso a Universidade. Piorou o nível de ecucação. Tapou o sol com a peneira.
.
Piorou a Seguridade Social. Quem se aposentou com 10 salários Mínimos hoje recebe bem menos, e o governo se opõe ao projeto de Paulo Paim do próprio PT para reverte esta situação.
.
Piorou o sistema de saneamento básico, que provocam mais doenças e mortes de inocentes.
.
Todas estas maselas e outras que não mencionei não começaram com este governo. Mas este governo tem gasto uma pequena fração do orçamento para estas áreas devido a sua incompetência.
.
Finalizando. Na área econômica estamos bem, uma melhor distribuição de renda, um aumento no número de integrantes da classe média, tudo isto vem ocorrendo paulatinamente desde 1994. Mas estamos pior em outras áreas.

2 comentários:

  1. Você não respondeu uma sequer das respostas do Ika. Fez ouvidos de mercador.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo

    Me desculpe, me esqueci que lulopetista tem pensamento limitado e raciocínio lento.

    Vou resumir as respostas de forma bem carteziana que qualquer lulopetista entenda.

    1a. Pergunta:O Brasil está melhor hoje, ou estava melhor quando governado por FHC

    Resposta: Em termos econômicos o Brasil vem melhorando desde 1994 com o Plano Real. Hoje o Brasil está melhor ecomicamente do que no tempo de FHC. Por sua vez no tempo de FHC estava melhor que no tempo do Itamar, que por sua vez estava bem emlhor do que no tempo de Sarney. Será que deu para entender?

    2a. Pergunta:Esta crise economica atual é responsabilidade do atual governo ou não

    Resposta: A crise atual teve início com a facilidade de crédito que ocorreu no mundo todo. Todos têm uma parcela de culpa. Os juros altos praticados pelo governo fizeram com que os bancos no Brasil tivessem mais gordura para queimar e portanto menos riscos de quebras.

    3a. Pergunta:Se o país tivesse do mesmo jeito que FHC entregou a Lula, nos estariamos sofrendo suas consequencias, com maior ou menor intensidade

    Resposta: Como a atual política monetária é uma continuação do Plano Real em que se combate a inflação com juros altos, se tivesse continuado o governo FHC não haveria diferença nenhuma de hoje. Ou seja estaríamos sim mais capacitados a enfretar a crise tal e qual estamos hoje.

    Disse também em que outras áreas a situação está pior.

    Sei que lulopetistas têm dificuldades de entender assuntos um pouco mais complexos, mas paciência, só posso ter pena de tanta ignorância.

    ResponderExcluir