Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Vexames

A posição errada do manete foi a causa decisiva para o acidente da TAM em Congonhas, em julho de 2007. Sabe-se oficialmente disso há alguns tempo

"Causa decisiva" quer dizer o seguinte: se o manete não estivesse na posição errada, o acidente não teria acontecido. 

A polícia indiciou um punhado de gente que não poderia ter evitado o infausto acontecimento. Era previsível que a polícia agisse asim, dado que hoje em dia difícil mesmo é encontrar uma operação policial que não esteja contaminada pela política. Mas fatos são fatos. Estivesse o manete na posição certa, os passageiros e tripulantes do vôo da TAM não teriam morrido naquela noite. Nada a ver com a aderência da pista. Como até para um leigo como eu era possível deduzir em tempo (quase) real, bastando algumas noções de Física de colégio, algum ceticismo jornalístico diante das declarações dos políticos e porta-vozes (Voando ou derrapando?, de 18 de julho de 2007, A esperança é o grooving, de 20 de julho) e alguma atenção para o que diziam os entendidos

Ou seja, toda a conversa sobre a falta de aderência da pista foi, ao longo de todo o tempo, apenas a face visível de uma operação política contra o governo federal, operação em que homens e mulheres de boa fé -ou alguma dose de ingenuidade- serviram de coadjuvantes. 

Hoje, Eliane Cantanhêde (Na Folha de S.Paulo, para assinantes) e Tânia Monteiro (Em O Estado de S.Paulo) trazem reportagens com o relatório final do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) sobre outro acidente: a colisão entre o Legacy e o boeing da Gol, em setembro de 2006. 

Em resumo, concluiu-se irrefutavelmente que os pilotos americanos do Legacy desligaram o transponder, que se estivesse ligado teria evitado o choque que matou todos os ocupantes do vôo comercial. 

Primeiro vexame: o das autoridades brasileiras, que permitiram aos pilotos do Legacy voltar para os Estados Unidos, onde certamente terão melhores condições de escapar para a impunidade. Para isso, contarão com o apoio dos papagaios nativos de sempre.

Os (quase sempre) valentões. Os de veia inchada no pecoço, os que vivem exigindo do Brasil atitudes duras em relação aos vizinhos latinos. Hoje devem estar encolhidinhos debaixo do cobertor, mas por meses bateram palmas para os pilotos americanos e seus aliados entre os controladores de vôo, reverberando o "colapso" do sistema brasileiro de controle aéreo. 

Aqui chegamos ao segundo vexame: o protagonizado pelos sindicatos de controladores, que tentaram surfar sobre cadáveres para, a qualquer custo, proteger colegas que descumpriram regulamentos e contribuíram para a tragédia. Sem contar que os sindicatos tentaram também aproveitar a comoção para auferir vantagens pecuniárias, com a tal "desmilitarização" do controle do tráfego aéreo nacional. 

Que (terceiro vexame) aliás contava com o apoio e a torcida do Palácio do Planalto e do então Ministério da Defesa. Que até hoje não esclareceram por que tanto esforço e energia dispendidos na tentativa de privatizar o sistema. Muita saúva, como se sabe, é um dos problemas do Brasil. Criou-se até uma crise militar. Outro assunto encerrado. E, se quiser, faça uma busca por gol+legacy e poderá ver o que escrevi a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário