Parou de piorar

Câmbio estável no Brasil ajuda a balança comercial a trocar o vermelho pelo azul, agora em fevereiro. Com a ajuda de todos os santos, a economia brasileira, se ainda não melhorou, já parou de piorar e ensaia atravessar 2009, em expansão, produzindo pelo menos 1,5% mais que no ano passado.

Esta foi a avaliação feita nesta segunda-feira, 16, pelo ministro Guido Mantega na reunião da coordenação política do governo Lula, que se prepara para anunciar, até quinta-feira, afinal, o plano de revitalização da construção habitacional em todo o país. Crédito melhor, a juro menor e prazo maior, para moradias novas e usadas e para material de construção. 

E no mercado financeiro global, com as bolsas de valores abrindo a semana em ligeiras quedas lá fora, a Bovespa subiu 0,40%, acumulando valorização de 11,4% no ano. 

O dólar, em dia de pouco movimento, subiu 0,66%, cotado a R$ 2,28. 

A estabilidade do câmbio, em torno de R$ 2,30, ajuda a explicar a reação da balança comercial que, na primeira quinzena de fevereiro, conseguiu trocar o déficit de todo janeiro por superávit. 

Joelmir Beting

Nenhum comentário:

Postar um comentário