PIG - Falando sozinho

por Emerson Luis

Na falta do que fazer e sem perspectivas de atingir a imagem do presidente Lula, a imprensa conservadora cria pautas inúteis para estabelecer pontos de ruptura entre os partidos que apóiam o governo.

Foi o que tentou fazer o Almanaque Abril (Veja) no último final de semana ao publicar a entrevista inútil do senador Jarbas Vasconcelos, que deu o tiro no pé do seu próprio partido, o PMDB.

Nada se aproveita da entrevista. Desculpem-me por não fazer o link aqui para o site do Almanaque, mas eu me recuso a levar qualquer pessoa para lá. Então, usem o Google.

A entrevista é um emaranhado de perguntas inúteis para conseguir respostas de caserna. E, para ser sincero, eu duvido que as respostas do senador estejam intactas do ponto de vista editorial. Acompanhem um trecho da inutilidade: "Como o senhor avalia sua atuação no Senado? Às vezes eu me pergunto o que vim fazer aqui. Cheguei em 2007 pensando em dar uma contribuição modesta, mas positiva – e imediatamente me frustrei."

Me espantaria se o senador respondesse honestamente, dizendo que sua atuação é pífia. Claro que se vangloria usando a retórica da honestidade, pois é isso que deve fazer quando a bola é levantada para cortar.

A entrevista só serviu para aguçar os ânimos do maior partido do Brasil, o PMDB, divindo-o mais para abalar o futuro relacionamento do partido com o presidente Lula.

Só os jornalistas comentam tal entrevista. O povo nas ruas está mandando às favas e desconhece que a revista tentou publicar algo "bombástico". Foi-se o tempo em que uma revista semanal repercutia nas ruas.

A imprensa fala para si mesma. Ontem o Jornal das Dez da GloboNews tentou dar importância ao caso, com matéria e a "opinião" lisa de Cristiana Lobo. Dali não se tirava um caldo, pois nem ela se mostrava entusiasmada a comentar. Só cumpria o ritual da imprensa conservadora.

Nas redações, os jornalistas corporativos neocom se regozijam com isso, enquanto na rua, a população dá uma banana para o que eles dizem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário