Depois de uma semana - em dias alternados - de denúncias envolvendo suposto esquema de corrupção na Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), divulgadas pelo O Estado de S.Paulo, como comentei ontem neste blog, hoje, o próprio jornal não divulga nem mais uma linha a respeito. A Folha de S.Paulo, então, nem se fala!
Esta, ao longo da semana, passou ao largo de qualquer comentário sobre a acusação do investigador da polícia civil, Augusto Pena, que apontou extensa lista de irregularidades na secretaria de Segurança do governo Serra.
Entre elas, esquema de arrecadação de dinheiro de bingos e caça níqueis, pagamento de propinas que anularam a expulsão de policiais corruptos, e venda de cargos na polícia civil por até R$ 300 mil.
Segundo o denunciante, tudo com o aval do ex-secretário-adjunto de Segurança, Lauro Malheiros Filho e “organizado” por seu sócio, o advogado Celso Augusto Hentscholer Valente. Ainda que o governador Serra, obviamente, tenha lido e não ignore isso, nenhuma palavra dele: o silêncio tumular de sempre.
Na única vez em que foi questionado sobre mais esse suposto caso de corrupção em seu governo - há o de propina paga pela multi Alstom, lembra? - o presidenciável tucano deu as costas aos em plena coletiva. A respeito, não disse nada, não respondeu nada, simplesmente foi embora. Registre-se: esse fato dele dar as costas aos jornalistas foi noticiado na mídia com a máxima discrição - quando foi.
Se quando noticiavam alguma coisa, o governador já se sentia com direito a agir desse modo, imagine-se agora que o escândalo sumiu , ou melhor, voltou a ser escondido pela imprensa.
Serra vai continuar impunemente considerando-se no direito de não ter que prestar contas nem á imprensa e nem a ninguém sobre o escândalo da sua policia. Mas você sabe, leitor: depois de 14,5 anos de governos dos tucanos, é por um escândalo desses que a policia do Estado, a que eles criaram e comandam, se revela...Mas esse suposto esquema de corrupção - e como se já não fosse grave o bastante - não foi o único tema em relação a Serra “esquecido” pelos veículos de comunicação nos últimos cinco dias.
O governador paulista foi criticado essa semana pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Depois de meses de auto-recesso que se impôs, Ciro retornou à cena política com uma coletiva em que ressaltou os danos provocados à nossa economia pelo governo FHC.Ciro lembrou que FHC teve Serra como seu ministro do Planejamento. Quer dizer, FHC-Serra, de braços dados, foram os responsáveis pela política econômica desastrosa sofrida pelos brasileiros durante os oito anos do tucanato.
Você leu essas críticas do Ciro com algum destaque na mídia? Nem eu. Abafaram as críticas do deputado. Para piorar, essa postura da mídia não é so dos jornais e de outros veículos impressos, ou mesmo na web.
A coberta das emissoras de TV dispensa comentários, e a das rádios sequer consegue disfarçar o claríssimo comprometimento das emissoras e de seus âncoras com a oposição, com o "abafa críticas" a Serra e com as aberrações tucanas.
Por isso, e enquanto isso, o presidenciável tucano José Serra desliza sorrateiro, mesmo que um mar de lama - como diria a velha UDN - escorree em seu governo e debaixo de seus pés.Mas esse suposto esquema de corrupção - e como se já não fosse grave o bastante - não foi o único tema em relação a Serra “esquecido” pelos veículos de comunicação nos últimos cinco dias.
O governador paulista foi criticado essa semana pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Depois de meses de auto-recesso que se impôs, Ciro retornou à cena política com uma coletiva em que ressaltou os danos provocados à nossa economia pelo governo FHC.
Ciro lembrou que FHC teve Serra como seu ministro do Planejamento. Quer dizer, FHC-Serra, de braços dados, foram os responsáveis pela política econômica desastrosa sofrida pelos brasileiros durante os oito anos do tucanato.
Você leu essas críticas do Ciro com algum destaque na mídia? Nem eu. Abafaram as críticas do deputado. Para piorar, essa postura da mídia não é so dos jornais e de outros veículos impressos, ou mesmo na web.
A coberta das emissoras de TV dispensa comentários, e a das rádios sequer consegue disfarçar o claríssimo comprometimento das emissoras e de seus âncoras com a oposição, com o "abafa críticas" a Serra e com as aberrações tucanas.
Por isso, e enquanto isso, o presidenciável tucano José Serra desliza sorrateiro, mesmo que um mar de lama - como diria a velha UDN - escorree em seu governo e debaixo de seus pés.Leia também:
Escândalo alastra-se e mídia poupa Serra
Lamaçal de denúndias é profundo
Um tucano muito bem blindado pela mídia
Zé Dirceu
Nenhum comentário:
Postar um comentário