Vai pra casa Serra

O que causaria mais incomodo a tucademopiganalhada? A candidata do PT a presidente se eleger direto no primeiro turno da eleição? Ou ela ser obrigado a apoiar o deputado Ciro Gomes (PSB) no segundo turno?

Se for o caso, a corja preferere perder a eleição com Serra do que ganhá-la com Ciro. Serra foi escolha dele - FHC -. Aécio tenta se impor à sua revelia.
Nenhum chefe político gosta de ser contrariado. Chefes em geral não gostam.
FHC desenhou a sucessão de Lula com régua e compasso. Mesmo assim deu errada aquela jogada do caos, da crise. Não convenceu nem seus aliados mais fiéis. Então ele procura inventar, outras sem a menor chance de sucesso. O governo é competente tanto na bonança quanto na dificuldade, a superação da crise provou isto.
A crise de fato não emplacou. Mas a crise financeira internacional sepultou o sonho dos tucademos retornarem ao planalto em 2010.
Foi um vacilo de FHC concordar com o desejo de Aécio de se fazer as prévias. Aécio logo tumultou o processo.
FHC está sinceramente convencido de que a comparação dos resultados do seu desgoverno com os resultados do governo de Lula servirá de combustível para incendiar a candidatura de Dilma.
E que sua presença na campanha ao lado dela dizendo a todo instante “Minha candidata é Dilma”, derrotará José Serra sozinho ou na companhia de Aécio Neves como vice.
Quem quiser pode vir que Lula está fervendo.
Marina Santos, candidata do PV? Lula não aposta um tostão furado na candidatura dela. Descarta que ela possa crescer o suficiente para provocar um segundo turno entre Dilma e Serra.
Uma eleição plebiscitária, tal como ele a concebe, se esgotará no primeiro turno. Se for Serra ou Aécio quem vai perder...Tanto faz. Lula terá eleito sua candidata. E, pensando bem, Serra é o adversário mais fácil de bater. 

O que não dá, não dá mesmo, é Ciro bater o candidato dos tucademos no 1º turno e se classificar para concorrer com Dilma no 2º. O pig seria definitivamente derrotado.

O pig não teria demonstrado força sequer para garantir seu candidato no 2º turno. Ouviria: cadê o poderoso cabo eleitoral ambicionado por 10 entre 10 candidatos às próximas eleições? Cadê? O gato comeu.
De resto, Serra é imprevisível. Ninguem confia nele. Um bocado de gente não confia. Vez por outro banca o insensato. É temperamental. E dado a rompantes.

O que não murmuraria o PSDB, hein?

Sim, porque diante de FHC só resta ao PSDB/DEMO murmurar. Estrilar? Não. Espernear? Esqueça. Revoltar-se? Jamais! Mas o que murmuraria o PSDB/DEMO?
Forçado a ir com Aécio, o PSDB/DEMO ainda se veria na humilhante situação de ter que sair gritando por aí no segundo turno: “Ei, ei, ei, Ciro é nosso rei”. Logo o PSDB/DEMO que não engole Ciro em São Paulo nem banhado a ouro. Salvo se FHC quiser, é claro. 

Amedronte o PSDB/DEMO Ciro enquanto puder como aspirante à vaga de Lula. O seu próprio partido, o PSB, prefere tê-lo como candidato à vaga de Serra.

O pig piscou primeiro e cometeu a bobagem de inflar os números de Ciro nas pesquisas. Queria agradar a tucademopiganalha. Sabuja! Mesmo que perca, ajudará a eleger deputados do partido.
Para presidente, o PSB espera o momento certo de anunciar que é Dilma desde garotinho.
PDT e PC do B estão com Dilma.
Com Ciro só tem ele e quase 18% do eleitorado. 

Se o eleitor não encontrar o nome de Ciro na célula votará em outro.

Por aqui, eleitor só serve para votar. Para escolher candidato, não. Os caciques escolhem por ele.
Essa é a democracia que temos. Ou melhor: o regime político que temos, qualificado de democrático. Está longe de ser.

2 comentários:

  1. Sua candidata está em terceiro lugar nas pesquisas e caindo. Continue assim Briguilino e a sua candidata vai ter o mesmo fim de Marta Suplicy, o ostracismo, ou seja vai cair no esquecimento do povo.

    É isto que acontece com pessoas Prepotentes, Arrogantes e Corruptas - este é o PAC da Dilma - Prepotencia Arrogancia e Corrupção.

    ResponderExcluir
  2. Acho que seria mais democrático se o PSDB fizesse as prévias, assim iria prevalecer o que a maioria do partido quer e não o que alguns poucos "caciques" querem como você mesmo disse. Acho que o Aécio Neves está mais preparado pois tem resultados para mostrar. Uma eleição com Dilma e Aécio seria um marco para o Brasil, pois teríamos dois gestores eficientes concorrendo, e isso seria melhor para o Brasil você não acha?

    ResponderExcluir