Ceará - Obras estruturantes ganham fôlego em 2010

O ano de 2009 termina abrindo espaço para novos 12 meses que prometem tirar do papel alguns dos projetos mais esperados e importantes do Ceará, que vêm povoando o imaginário do cearense desde muito tempo, na perspectiva da alavancada econômica do Estado.

É em 2010 que, enfim, começam a nascer a refinaria, a siderúrgica e a usina de urânio e fosfato de Itataia, os chamados projetos estruturantes. São empreendimentos de grande porte, que levarão ainda alguns anos para começarem a operar. Mas é no ano que vem que iniciam as suas obras, talvez apagando um pouco do ceticismo que acabou por ser instalado por aqui após fracasso de iniciativas anteriores.

Mas não é só isso. Se dessa vez o prazo for de fato cumprido, após 11 anos, o metrô de Fortaleza, o Metrofor, vai estar rodando, enfim, no fim do ano. A Transnordestina e a transposição do rio São Francisco, quiçá os dois projetos mais antigos para o desenvolvimento nordestino, avançam em suas obras em 2010. E não serão somente antigos anseios. Novos que foram surgindo e sendo prospectados ao longo dos últimos três anos, e que também prometem se tornar realidade em 2010, ou sendo inaugurados ou iniciando sua construção.

Neste pacote, surgem empreendimentos ainda na área de acessibilidade, como os metrôs do Cariri e de Sobral, e novas estradas que projetam tornar os principais destinos turísticos do Ceará cada vez mais competitivos.

As belezas naturais cearenses já vieram prontas, mas é o acesso a elas que garante o potencial delas na atração de turistas. Desta forma, além das estradas, o modal aéreo deve começar a ser reforçado. 


SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário