A Folha de São Paulo perdeu a vergonha, mas não perde o autoritarismo e a arrogância

1. É que a capacidade da Folha para a mentira tem origens diferentes, e mais antigas, do que a simples charamela lacrimosa dos espertalhões de voo curto. Pois o jornal(?), no clássico figurino stalinista, sempre pode dar uma interpretação "de classe" às críticas que venha a merecer. Como o jornal se julga o representante místico dos "tucademospiganalhas", o financiamento escuso que receba de empreiteiras, as alterações legais casuísticas que promova em favor de si, não representarão escândalo jamais.

2. Ao contrário: aliar-se financeiramente a "setores do empresariado" que vivem à sombra das benesses do governo, e aliar-se politicamente à escória do Legislativo brasileiro, torna-se um sinal de esperteza política na linha dos fins justificam os meios. Autoabsolvido pelo venerável espírito hegeliano-marxista da História, o Folhismo pode fazer tudo o que condenava em seus adversários, e apresentar-se ainda assim como detentor das virtudes mais cristalinas.

3. Quem apontar a farsa será tachado de inimigo dos tucademospiganalhas -e, na tese de uma imaginária "guerra de extermínio", a Folha mostra apenas a sua própria tentação totalitária. Nessa lógica, que não admite críticas, faz-se de perseguido aquele que se apronta para perseguir; faz-se de vítima quem pretende ser algoz; faz-se de democrata o censor, de honesto o corrupto, de inocente o bandido. A Folha de São Paulo a moral que tantas vezes ostentava quando na posição de apoio a FHC. Perdeu a moral, mas não perde o autoritarismo, a mendacidade e a arrogância.

2 comentários:

  1. Lula e os lulo petistas não toleram a liberdade de imprensa. Estão sempre atacando os jornais que denunciam a roubalheira, a falta de ética, a corrupção e a imoralidade do governo.

    Lula e seus fanáticos seguidores gostariam de ter uma imprensa de jornal único como o antigo Pravda da extinta União Soviética e o Gramna de Cuba.

    Uma imprensa cativa que só noticia o que lhes interessa.

    Lula e seus fanáticos seguidores não sabem o que é liberdade pois nunca a perderam.

    ResponderExcluir
  2. Os proprietários dos meios de comunicação se beneficiam com a manutenção da atual política econômica. Sabe-se que sem o capitalismo a mídia não consegue sobreviver. Ela precisa do anúncio.Mas está escrito na nossa constituição, artigo 220, parágrafo 5º. que os Meios de Comunicação Social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. Na prática, poucas famílias detêm , em suas mãos, o direito de dizer o que podemos ver, ouvir e ler. Onde fica a pluralidade de informações?Mas vejo como importante, é descobrir não é o que os noticiarios dizem, mas como dizem, ou seja, descobrir o não dito, o que não é mostrado. Portanto, a mídia tem poder, mas nós podemos ter senso crítico.Lúcia

    ResponderExcluir