Ceará, meu Ceará

JB Costa disse


Ceará….meu Ceará…..poderia falar tantas coisas…..praias lindas; oceano quentinho e verdinho; lagosta; caçhacinha branquinha; do balanço da rede; da água de côco; brisa fresquinha; tapioca;carne-de-sol; rapadura raspada com farinha; mão-de-vaca; aboio do vaqueiro; canto da rendeira; preces do romeiro; vaquejada; Festas de São João; dos romances(que os letrados chamam de literatura de cordel); serras verdinhas(sim!aqui tem disso também): Ibiapaba, Meruoca, Uruburetama, chapada do araripe, Baturité; por-do-sol na praia de Iracema; cantadores de viola; emboladas; baião-de-dois com ovo de galinha caseira; cozido de espinhaço de bode; o canto da seriema, da patativa. do pirão de leite com carne sêca……..

Falar dos sertões dos inhamuns, quixadá, quixeramobim(terra de Antonio Conselheiro), de Irauçuba, do Canindé; das novenas; das beatas; do forró; do cariri……….
Falar de Humberto Teixeira, Fagner, dos Carlotos, banda cabaçal dos anicetos, Belchior, Emilinha, …………..


Falar de Chico Anisio, Tom Cavalcante, Falcão, Emiliano Queiroz, Renato Aragão, trio Irakitan, Fausto Nilo, Antonio Bandeira, Raquel de Queiroz, José de Alencar, Domingos Olimpio, Lauro Maia, Eleazar de Carvalho, Evaldo Gouveia, Clóvis Beviláqua, Farias Brito………..
Falar de Padim Pade Ciço Romão Batista e de Patativa do Assaré…….
Falar do migrante pela sêca, soldado da borracha, desbravador da amazônia, construtor de Brasília…….


Falar do sangue misturado na argamaça que levantaram os espigões do sul………….
Falar de coragem, de coração, de oração, da súplica, do xodó, do amor a terra………….
Abaixo a “Triste Partida” de Luiz Gonzaga, poema de Patativa do Assaré, música que minha avó, Dona Moça, sertaneja brava, rendeira, já falecida, sempre chorava quando ouvia:



Um comentário:

  1. Grato Briguilino pela pela postagem.
    Seu blog é aqui do Ceará? Se não, você é cearense?
    Já dei uma espiadela nos últimos posts e achei excelentes.
    Como escrevi l´[a no blog do Nassif, já o listei nos meus favoritos.
    Um abraço;
    PS; também lá no Nassif postei meu agradecimento.

    ResponderExcluir