Ciro Gomes, Cid Gomes, Tasso Jereissati - Gratidão?..

Gratidão, por quê?

Em política, ninguém dá nada a ninguém. Quem nos dá, quem nos ajuda, é pai, é mãe. Assim Cid Gomes foi escolhido candidato a prefeito do governador porque era o único nome de sua facção que sabia falar e não sofria restrições. Só um dos candidatos de Tasso Jereissati ao mesmo posto foi eleito. Os outros sofreram derrota fragorosa. Todo mundo lembra que o político sobralense foi apontado candidato ao Governo do Estado porque era o que tinha ibope, saldo de popularidade e garantiria ao então governador uma vitória. De seu grupo, ninguém senão ele e Ciro saíram candidatos a governador. Logo, ele tinha méritos próprios para ser o que foi e é.
Tradição

Agora, a família de Ciro Gomes faz política em Sobral desde antes da Independência do Brasil. Seu antepassado Inácio Gomes Parente foi eleito deputado às cortes em Lisboa e não quis assumir, deixando espaço para José Martiniano de Alencar. Quando o descendente se integrou no grupo que viria a se chamar tucano já era suplente de deputado, sobrinho de deputado estadual e filho de prefeito. Sem falar na competência de tribuno, que já demonstrava. Não nasceu politicamente por obra e graça dos novos aliados.
Aliança

As alianças políticas se mantêm quando são convenientes às duas partes. Se era bom para Tasso dispor de um orador empolgante para disputar posto majoritário, era igualmente bom para Ciro saber de alguém que mobilizava recursos para sua campanha. Não existe amor dum lado só em política. Ou, então, não se trata de política.
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário