Tablets ofuscam sucesso dos netbooks

Os novos dispositivos de leitura e navegação na web disputam com os netbooks a vaga do segundo PC dos usuários



Depois de ocupar o posto de redentor da indústria de PCs no período de crise econômica que o mundo viveu em 2008, os netbooks agora estão sendo ofuscados por outra luz que brilha no setor, a dos computadores em formato de prancheta, conhecidos como "tablets". Os fabricantes deixaram um pouco de lado os pequenos notáveis - responsáveis por um crescimento de 103% nas vendas em 2009 - para seguir o caminho traçado pela Apple e o seu iPad.



De acordo com uma pesquisa da Forrester Research, até 2012 os tablets ultrapassarão os netbooks em vendas. O levantamento prevê que, até 2015, os novos queridinhos da indústria serão responsáveis por mais de 23% de todas as vendas de PCs. "O crescimento do tablet afetará o mercado de netbooks, porque eles possuem similaridades em termos de consumo e navegação na web", disse em comunicado à imprensa a analista Sarah Rotman, da Forrester.



Para a empresa de pesquisa Display Search, já no curto prazo a disputa entre tablets e netbooks deve se mostrar bem agressiva. A empresa prevê que os números relativos às vendas no segundo trimestre deste ano destaquem o iPad como responsável por 30% do total de 9,7 milhões de netbooks e tablets comercializados no período.



Até mesmo a Asus, fabricante taiwanesa que lançou o primeiro modelo de netbook (o Eee PC), em 2007, já enveredou pelo caminho do tablet. A companhia lançou no início de junho, durante a feira Computex, em Taiwan, o seu tablet Eee Pad.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário