Cid Gomes defende federalizar universidades estaduais

Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição pela coligação "Um Ceará Melhor Para Todos", defendeu ontem, a federalização das universidades estaduais do Ceará (Uece, Urca e UVA). Cid declarou, inclusive, que já apresentou uma proposta neste sentido, em audiência com no Ministério da Educação, há dois meses, em Brasília, mas ressalta que ainda há um longo caminho para tal efetivação.

Esse posicionamento ocorreu ontem à noite, no comitê central da campanha de Cid, na Avenida Sebastião de Abreu. O postulante à reeleição comentou ainda o resultado do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que concedeu direito de resposta ao governador contra nota veiculada pela revista Veja, a qual coloca que Cid Gomes teria um apartamento em Nova York.

Federalização
Durante a plenária sobre Trabalho e Desenvolvimento Social, os presentes apresentaram a Cid Gomes propostas e questionamentos em torno de múltiplos temas, como atenção às pessoas com deficiência física, artesanato, micro-crédito, direitos das minorias, como indígenas, gays, lésbicas e outros.

Quando foi instado a abordar sobre capacitação e ensino superior, Cid lembrou que, no passado, o Estado aderiu à Educação Superior para suprir à deficiência que havia no setor. "Agora, o governo (Federal) tem feito uma política correta de interiorização das universidades a curto e médio prazo. A longo prazo eu defendo que a União assuma as universidades estaduais", colocou.

Ao Diário do Nordeste, Cid explicou que discutiu e tratou sobre a questão, há dois meses, reiterando que isso é algo a ser feito a médio prazo.

Fusões
Segundo Cid, a primeira proposta é envolver o núcleo e o campus avançado da UFC, no Cariri, este englobando a Universidade Regional do Cariri (Urca), a Faculdades de Tecnologia (Fatec). "Na sequência, eu defendo que se faça a mesma coisa na Região Norte", colocou.

Cid deixou claro que esse projeto vai demandar muito empenho, pois ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional e outras Unidades da Federação também poderão ter interesse nesse sentido. "Eu sei que é uma batalha longa e foi feito formalmente e a bancada federal tem defendido essa luta. A sociedade cearense deve ter isso como uma bandeira", colocou.

Indagado sobre a decisão do pleno do TRE-CE, ontem à noite, que concedeu direito de resposta de Cid à revista Veja, Gomes novamente classificou a nota como uma maledicência. "Uma coisa absurda, meu patrimônio é um apartamento e, todo ele foi adquirido antes mesmo de ser prefeito de Sobral. Você vê a que ponto chega setores da imprensa desse País", ressaltou o governador.

Durante o evento, Cid criticou as ações da Polícia Federal, que, ao invés de se concentrar em barrar as drogas (crack, de forma específica) nas fronteiras do País e divisas dos estados, fica mais atenta em operações pirotécnicas, que gerem manchetes aos jornais.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário