O senador Aloizio Mercadante, obteve hoje direito de resposta por ter sido chamado de "aloprado" por José Serra. Em entrevista ao programa SBT Brasil do dia 31 de agosto, Serra afirmou que Mercadante foi o responsável pelo "escândalo dos aloprados", nome pelo qual ficou conhecida a tentativa de compra de um dossiê contendo informações sobre tucanos, nas eleições de 2006.
Questionado pelo apresentador do programa sobre quem teria "bancado" a compra do dossiê contra tucanos, Serra respondeu:
"Foi o Aloysio Mercadante e não houve investigação. Depois foram presos, até pegou R$ 1,7 milhão na mão do chefe da campanha em São Paulo. E depois a investigação deve ter sido frouxa, não sei o que aconteceu".
Segundo o desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, do TRE-SP, a declaração do tucano foi ofensiva. "O citado caso dos 'Aloprados' realmente ocorreu, mas o fato não garante ao candidato opositor o direito de afirmar que o representante (Mercadante) é o responsável pelo evento, tendo em vista não haver condenação criminal com trânsito em julgado", escreveu o desembargador em sua sentença.
Além de ir ao ar no dia 31 de agosto no SBT Brasil, a entrevista foi repetida no dia seguinte, no telejornal da manhã da emissora. O direito de resposta foi concedido nos dois programas. Ainda cabe recurso ao TRE.
O nome de Mercadante chegou a ser incluído no inquérito dos chamados aloprados, mas o STF, que fez julgamento à parte por Mercadante ter foro privilegiado, o inocentou. O julgamento ocorreu em 2007, com decisão unânime pelo arquivamento.
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !
Nenhum comentário:
Postar um comentário