A defesa do TAV

É preciso considerar o tempo da viagem e a pontualidade independente de condições climáticas.

Esta linha de TAV percorrerá uma das maiores regiões urbanas do planeta e que será um dos centros motor econômico, cultural e social do mundo. A região já não comporta a criação de novos aeroportos para atender a demanda de passageiros neste percurso com menos de 600 km. Quantos ônibus, automóveis e trens convencionais e aviôes seriam necessários para esse atendimento? Todos demandando investimentos pesados em infra estrutura. Não me parece difícil ponderar o custo-benefício deste projeto.


A ligação é entre Campinas e Rio de Janeiro onde qualque meio de transporte terrestre (rodovia ou ferrovia convencional seria também muito cara, dado o relevo do percurso, e os danos ao meio ambiente muito maiores. Aliás o avião é um dos maiores poluentes tanto do ar quanto ao ruído nas proximidades dos aeroportos. 

Quanto ao custo do projeto e sua implantação temos os orgãos de fiscalização e contrôle. Inclusive a sociedade.

É preciso ainda lembrar que o TAV brasileiro é um projeto da iniciativa privada nacional e internacional e o BNDES é um agente financeiro que recuperará o investimento, temos de considerar ainda o aporte tecnológico e a geração de empregos qualificados.
por Leall

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