Desejos no Natal

Esqueça a imagem do Papai Noel tradicional, com carrinhos de madeira e bonecas de pano para presentear as crianças. 

A lista de pedidos dos jovens para o Papai Noel nunca esteve tão high-tech como neste ano. 
 
Entre os desejos mais comuns dos adolescentes estão de Netbooks a iPhones, passando por games de última geração.

A lista é grande e tentadora: smartphones, netbooks, filmadoras, IPads, câmeras fotográficas digitais, games, impressoras, TVs, MP3, pen-drives... O sonho de consumo dos adolescentes é, praticamente, tudo o que for eletrônico e estiver na moda. Para eles, estar conectado ao mundo virtual é uma necessidade cada dia mais básica.

Por isso, no Natal, eles aproveitam a oportunidade para convencer os pais a terem uma árvore mais repleta de gadgets. Que o diga o jornalista Carlos Eugênio Saraiva. O filho mais novo, André Nogueira, de apenas 11 anos, está com uma lista de presentes recheada. "Nem é tão grande. É que eu faço aniversário agora no dia 20 aí é presente de Natal e aniversário juntos", alega o menino.

André vai explicando cada item desejado. O primeiro é um boné vermelho da grife Chilli Beans. O motivo? "Está na moda e eu gosto muito da cor. Eu sou uma pessoa que acompanho muito o que está em alta", ele responde.

O segundo é outro acessório pra lá de fashion: relógio Champion Troca Pulseira. "Eu estou precisando muuuito de um relógio e eu queria esse porque é o que estão usando agora", justifica com ar de necessidade. Super antenado, André entra nessa onda lançada com as bandas coloridas.

É agora que entra em cena o presente mais caro: o videogame X-Box com o dispositivo Kinect de captação de movimentos. Lançado no mês passado, a Microsoft espera vender 5 milhões de unidades até o Natal. Ou seja, o desejo de André é o mesmo de vários outros jovens e adultos que curtem jogos eletrônicos. "Meus amigos todos querem ter um. Mas é caro e eu e meus pais conversamos e vamos esperar alguém ir aos Estados Unidos e comprar lá porque sai mais em conta", ressalta o garoto que jura que se preocupa com o valor dos mimos que pede aos pais.

"Eu faço pesquisa de preço. Olho na Internet e vou às lojas com os meus pais", garante. O estudante ainda tem um último pedido: um IPod Touch. "Todos os meus amigos tem um desse", justifica. Mas o fato dos colegas terem não convence os pais, que até agora prometeram a André o boné, o relógio e o game.

"Eles não fazem concessões do tipo "só ganha se tirar notas boas ou se comportar. Os meus pais me dão se eu estiver precisando de verdade", explica.

Sobre essa onda de presentes eletrônicos e cheios de tecnologia, André é curto e grosso: "Ísso é normal. É a revolução tecnológica que vem sempre com várias novidades cada vez mais rápidas".

Meninas

Para Karine Bezerra, 15 anos, não é novidade essa preferência pelos eletrônicos. No ano passado, seus pais a presentearam com um MP5 e um sapinho de pelúcia. "E eu nem tinha pedido nada. Mas eles sabem que eu gosto muito de novidades e de tecnologia".

Ao contrário do Natal anterior, dessa vez, a estudante está com o presente escolhido há muito tempo. "Eu quero ganhar um iPhone ou um iPad. Não sei ainda se vou ganhar, mas eu peço aos meus pais desde o início de 2010", confessa.

Entre suas justificativas para a necessidade do mimo, ela elenca: "Meu celular quebrou e estou com um modelo simples. Além disso, com eles eu posso entrar na web sem ter que depender dos computadores e notebooks lá de casa".

Karina também conta que quase todas as suas amigas já ganharam modelos mais modernos de celulares e várias exibem, na escola, seus iPads e iPhones. "Tá na moda. A gente é muito bombardeado pelos lançamentos e temos muita vontade de ter um também".

Colega de classe de Karine, Rebeca Ramos, 16 anos, vai no mesmo rumo. Ela quer ganhar um netbook e uma câmera fotográfica digital profissional. "Eu divido o computador de casa com várias pessoas da minha família e queria ter um só pra mim. Quero ter minha individualidade", argumenta.

Como uma de suas paixões é fotografia, Rebeca também sonha com uma câmera profissional para ter mais qualidade em suas imagens. A jovem adora registrar momentos com as amigas e também situações em que fica sozinha. "É muito comum a gente querer presentes tecnológicos. O mundo virtual é cada vez mais presente e as novidades chegam muito rápido até a gente", justifica.

Mas Rebeca confessa que também gostaria de ganhar dos pais uma viagem para a Europa ou para Nova York. "Eu gosto muito de viajar, mas sei que é muito caro e agora meus pais não vão poder. No ano passado, eu ganhei de aniversário uma viagem para a Disney e também comprei um iPod lá. Então, quem sabe dá pra ser no próximo ano", diz a moça, que garante ser bem compreensiva.

"Eu olho os preços e se for muito caro, fico só na vontade. Se eu não ganho o que pedi posso até ficar chateada no começo, mas depois passa. Eu entendo", completa. O que fica bastante claro é que as necessidades urgentes de hoje se mostram tão pequenas depois. Nem Rebeca, nem André se lembraram de primeira o que ganharam no Natal do ano passado.

"Não sei direito. Acho que foi roupa, não lembro", dispara Rebeca. Já André apela para a memória da mãe, que sopra os presentes. "Foi um skate e uma coleção de livros do Percy Jackson", conta logo depois. O skate ainda é companheiro do garoto que, quando não está jogando ou navegando na internet, gosta de brincar.

E, para quem acha que André quer muitas coisas ele arremata com a aposta: "Acho que vou ganhar meus presentes no dia do meu aniversário. No Natal, acabo ganhando lembrancinha para não passar em branco". Garoto esperto!
Karine Zaranza
L3R ? 3NT40 CL1K4 N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário