Ex-blog do Cesar Maia

Não se nasce, não se morre mais em Santa Cruz - Rio de Janeiro


Cesar Maia

linha

1. Santa Cruz é um bairro da cidade do Rio de Janeiro onde moram 250 mil pessoas. Incluindo seu entorno próximo -Paciência e Sepetiba- são quase 400 mil pessoas. Santa Cruz é o terceiro ou quarto polo industrial mais importante do Brasil.

2. Desde o início de 2009, o cartório de Santa Cruz está fechado. A partir daquela data, os registros de nascimento e de morte são feitos em Campo Grande, bairro a 15 km de Santa Cruz. Ou em outro município limítrofe, Itaguaí.

3. Mas com o fechamento do Hospital Pedro II, desde 14 de outubro deste ano, os bebês não podem mais nascer fisicamente em Santa Cruz: a maternidade está fechada. Devem nascer em Campo Grande ou Itaguaí. Não terão mais em suas fichas de nascimento a denominação do bairro em que suas famílias vivem.

4. Da mesma forma, aquelas pessoas que, muito doentes, falecem num hospital. Se falecerem em casa, se registra o óbito em Campo Grande ou Itaguaí. Mas se vierem a falecer no hospital, fisicamente terão falecido em Campo Grande ou Itaguaí.

5. Santa Cruz é o bairro de maior expansão populacional e de maior expansão industrial do Rio.

                                                * * *

BRASIL E ESTADOS UNIDOS: MAIS RIVAIS QUE ALIADOS!

Trechos do artigo do professor de relações internacionais da Universidade Di Tella (Argentina), FABIÁN C. ALLE

1. Algo começa a mudar, nas relações entre os EUA e o Brasil, com o decorrer dois meses e dos acontecimentos mais recentes, como a derrota de Obama nas eleições e o efeito WikiLeaks. Isso irá confirmar um maior grau de cautela nas relações entre os EUA e o Brasil.

2. Esta nova percepção no âmbito de análise e decisão dos EUA tem como um de seus mais fortes reflexos o documento intitulado "Dilemas da Grande Estratégia Brasileira" do Instituto de Estudos Estratégicos do Exército daquele país e publicado há alguns meses. Nele, se conclui que a lógica presente e futura entre os dois países tende mais para a rivalidade do que para a aliança.

3. Nesta transição, houve a divulgação pelo WikiLeaks de milhares de informações de baixo, médio e médio-alto grau de segurança do Departamento de Estado sobre a relação com o Brasil. Exemplos: a suposta decisão do governo do Brasil de orientar a compra de aviões de combate da Europa e não dos Estados Unidos \ o conhecimento prévio que existiria no Brasil sobre a presença das FARC na Venezuela \ o comentário de um ministro brasileiro sobre uma forte atitude antiamericana por parte de Marco Aurélio Garcia e Samuel Pinheiro \ as supostas detenções por parte da polícia de suspeitos de terrorismo internacional e que não foram acusados formalmente \ e os pedidos informais a países árabes moderados e a empresários influentes para que usassem seus bons ofícios para evitar a presença do extremismo islâmico no Brasil.

4. A vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais não fez mais do que reforçar a ideia de que esta política exterior crescentemente ativa e desafiante está destinada a permanecer nos próximos anos. Esses processos deveriam ser uma realidade inescapável para os atuais e futuros tomadores de decisões em matéria de política externa e de defesa da Argentina. Mais ainda quando se revela o que parece ser, uma estabilização positiva da relação entre a Argentina e os EUA. Ponto de partida seriam os acordos específicos, como a não proliferação de armas e as tensões com o regime iraniano. A estratégia do Brasil de "cara a cara", terá um olhar atento de Washington.

                                                * * *

BRASIL: DEMOCRACIA IMPERFEITA! ÍNDICE DO BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO LULA!
          
(Folha SP, 17) A América Latina só tem dois países entre as "democracias plenas" (Uruguai, 21º, com 8,10, e Costa Rica, 24ª, com 8,04). Dois países latino-americanos estão à frente do Brasil na lista de "democracias imperfeitas": Chile (34º) e Panamá (46º). Índice da Democracia 2010, que acaba de ser divulgado pela Economist Intelligence Unit, o braço de pesquisas da respeitada revista britânica "The Economist". O Brasil recuou do 41º lugar em 2008 para o 47º agora (o levantamento é feito a cada dois anos). Caiu de 7,38 pontos para 7,12, em 10 possíveis. Nem aparece como "democracia plena", o belo rótulo reservado para apenas 26 dos 167 países ranqueados. O Brasil é rotulado como "democracia imperfeita"

                                                * * *

"CAVEIRÃO", MARINHA E COMPLEXO DO ALEMÃO!

1. Muitas pessoas se perguntam por que não viram o famoso "caveirão" na ocupação do Complexo do Alemão. Na verdade é um problema -digamos- técnico. O "caveirão" nada mais é que um desses carros-fortes que transporta valores -para e dos- bancos, com blindagem semelhante e pintado de preto com alguma marca da polícia. Mas com estas características, não consegue atravessar obstáculos colocados pelos traficantes, nem uma vala cavada no meio do caminho.

2. Para atravessar os obstáculos precisaria em vez de rodas, ter "lagartas", ou seja, esteiras como essas que usam os tanques. Mas o exército proíbe as polícias usarem "lagartas", alegando se tratar de um equipamento tipicamente militar.

3. Por isso foram chamados os tanques da Marinha. Esses, com as "lagartas", ultrapassariam qualquer obstáculo com facilidade. Sem eles não haveria ocupação alguma, ou se houvesse, o custo da violência seria alto.

4. Quando os bandidos viram tanques com "lagartas" e que os fossos e obstáculos que construíram não serviam de nada, tomaram a única decisão possível: fugiram. A ocupação era inevitável e incontrolável. O "caveirão" que eles esperavam e que estavam acostumados a combater estava aposentado.

                                                * * *

CHÁVEZ APROVA LEI DE "RESPONSABILIDADE SOCIAL"  ANTES DO PT POR AQUI!
                  
O que é responsabilidade social? Um eufemismo para designar lei de censura aos meios de comunicação, às rádios, à TV, às telecomunicações e a internet. Olha aí Lula, um bom nome para iludir a boa fé da população e censurar os meios de comunicação. Começam os protestos internacionais: Repórteres sem Fronteira, Sociedade Brasileira de Imprensa, Associação Interamericana de Radiodifusão...


Twitter do Cesar Maia

Facebook

Cesar Maia Responde

Acesse o site



Nenhum comentário:

Postar um comentário