O Brasil teve o melhor desempenho na crise

Num conjunto de 17 países, apenas 4 diminuiram o desemprego. A queda no Brasil foi a maior 
O Brasil foi o país que mais diminuiu a taxa de desemprego entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro semestre deste ano, período em que o mundo mergulhou na pior crise econômica desde 1929. Na comparação com 17 países e a zona do euro, o Brasil teve a melhor performance, com queda de quase 1 ponto percentual na taxa de desemprego no período, segundo estudo do Banco Santander. 
Além do Brasil, só Argentina, Uruguai e Alemanha conseguiram reduzir o contingente de desempregados nesse período: — Uma das razões para o crescimento da economia brasileira em 2010 ter ficado acima das expectativas foi o mercado de trabalho brasileiro muito resiliente. Ninguém pôs isso na conta. Os empresários relutam em demitir, pois é difícil encontrar trabalhadores com a mesma qualificação e há ainda o custo da demissão. Assim, a demanda doméstica não sofreu tanto na crise — explicou a economista Luiza Rodrigues, autora do estudo.
No Brasil, a taxa de desemprego baixou de 8,2% em média no segundo semestre de 2008 para 7,2% no primeiro semestre de 2010, sendo que, em 2009, o Brasil viveu uma recessão e viu sua economia encolher em 0,6%. Os Estados Unidos, num comportamento inverso, quase dobraram a taxa de desemprego de 5,2% para 9,6%, no pior desempenho entre os países. Até a China, que manteve no período expansão da economia superior a 8%, viu sua taxa de desemprego crescer, de 4% para 4,2%. 
por Cássia Almeida
L3R ? 3NT40 CL1K4 N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário