Arte

A artista plástica e orientadora de arte, denise saboia, apresenta seu espaço de criação. a partir do barro e de materiais que seriam inutilizados, ela faz a mutação de elementos da natureza para objetos funcionais e de decoração

Ao passar pela estreita Rua Sabino Pires, na Aldeota, é praticamente impossível não perceber a beleza do Atelier Vila Arte. Com uma mandala de mosaico na entrada e um sino como campainha, a delicadeza do espaço logo se destaca em meio às cores neutras e aos elementos comuns ao redor.

Também, não é para menos! Ao adentrar o universo de criação da artista plástica e orientadora de arte, Denise Saboia, nos deparamos com a transformação e a reutilização requintada da natureza. Afinal, do barro chega-se à cerâmica e de chifres, ossos e cocos obtêm-se pastilhas para decoração. "O barro cozido se transforma em cerâmica. Muitos pensam que é só modelar", explica. Isso porque, como detalha, o trabalho não acaba após a peça moldada. Em seguida, há ainda o processo de esmaltação, também chamado de vitrificação.

Ele consiste no acabamento do objeto com esmalte, que pode variar em até 78 cores, além de serem acetinados, foscos ou translúcidos. Fora isso, soma-se aos tons da argila que, só no Brasil, existem 360 diferentes.

"Até a posição em que se coloca a peça crua no forno muda a cor, podendo ficar mais clara ou escura. A umidade do ar também interfere. Por isso, nunca uma obra é igual a outra e não depende do seu tempo, mas do tempo da peça", ensina.

Assim, com a cerâmica, relógios, vasos, xícaras, copos, pires, bules, tigelas, copos e fruteiras, porta-lápis, entre outros, ganham formas, tornando-se charmosos adornos e, melhor, com utilidade.

"É interessante quando se pega a matéria-prima bruta e damos uma forma, uma função. É o poder que a cerâmica dá". Outra especialidade de Denise é reaproveitar materiais. Como exemplo, a artista cita a técnica das pastilhas, em que cocos, ossos ou chifres são transformados em adornos.

Todo essa relação com a arte não foi acaso. Conforme Denise, desde pequena, acompanhava o trabalho do avô, que era restaurador de igrejas no Rio de Janeiro.

Tanto que fez cursos de pintura em tela, porcelana, dentre outros, até se decidir. Quando saiu do Rio e veio morar em Fortaleza, há 24 anos, não deu outra. Logo montou o ateliê para ensinar a criar e transformar a natureza.No próximo dia 1º de maio, entraremos no Ateliê de vidros.

Fique por dentro
Opções para decorar

O caderno Eva continua, hoje, a série de reportagens "Visita ao Ateliê". Há 15 dias, revelamos as diversas opções de luminárias, colchas e almofadas para decoração produzidas no Atlelier João e Hélia Ellery. Desta vez, conhecemos o espaço de criação da artista plástica Denise Saboia que, a partir do aproveitamento de elementos naturais, cria verdadeiras obras de arte. Quinzenalmente, o Eva apresentará o resultado das visitas realizadas a 10 ateliês, na Capital. Em cada edição, as peças, a matéria-prima e as histórias dos artistas serão desvendadas para os leitores.

MAIS INFORMAÇÕES

Atelier Vila Arte:

Rua Sabino Pires, 53, Aldeota
Telefone: (85) 3261.4061

JANINE MAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário