1. Ao defender usinas térmicas a carvão para atender o aumento do consumo de energia futura, Eike destacou que em breve o país terá uma superoferta de gás natural que terá que ser usado na geração de energia, apesar de também emitir gás carbônico.
2. O carvão mineral é uma fonte de energia abundante, principalmente no Hemisfério Norte, o que o torna substituto imediato do petróleo em situações de crise e aumento de preços. Isso acarreta sérios prejuízos ambientais ao planeta, pois a estrutura molecular do carvão contém enorme quantidade de carbono e enxofre, que após a queima, são liberados para atmosfera na forma de gás carbônico (CO2), que agrava o efeito estufa, e dióxido de enxofre (SO2), o grande responsável pela ocorrência da chuva ácida.
3. Além disso, o carvão polui mais ainda do que o petróleo. “Se você é do tipo que se preocupa com a segurança energética, vai querer que exploremos todo o carvão que pudermos. Mas se você se preocupa com meio ambiente, sabe que o carvão produz muito mais carbono do que o petróleo e do que o gás natural. Antes de o carvão gaseificado se tornar uma fonte de energia significativa, será preciso solucionar o problema do sequestro do carbono.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário