Aprender a amar mais por meio de pequenas tarefas, fazendo uma espécie de gincana consigo mesmo, é o objetivo do projeto “Learning to Love You More”, realizado pela multiartista americana Miranda July em parceria com o artista Harrell Fletcher. São pequenas receitas para amar mais a si mesmo.
O trabalho participativo, web-based, ocorrido no período de 2002 a 2009, contou com 70 tarefas realizadas por cerca de 8 mil pessoas e publicadas pelos criadores no site do projeto. Os participantes eram pessoas comuns do outro lado da rede.
Os participantes da ideia deveriam enviar para o site um “material-resposta” - que poderia ser uma fotografia, um texto, um vídeo ou o que fosse proposto em cada tarefa. Os materiais eram publicados no site, e alguns deles foram expostos nas diversas exibições realizadas pelo projeto. Mais de 8 mil pessoas contribuíram.
“Faça uma roupa de criança em tamanho adulto”, “Recrie um objeto do passado de alguém” e “Fotografe uma cicatriz e escreva sobre ela” foram algumas das tarefas propostas. São tarefas geralmente simples, porém bastante específicas. O objetivo é conduzir o participante a uma experiência individual e sensível, que envolve geralmente temas como a memória, a família e a infância. De acordo com os próprios artistas, são pequenas receitas para amar mais a si mesmo.
A sensibilidade de Miranda July, conhecida por ser autora do excêntrico livro É claro que você sabe do que estou falando e diretora e atriz do delicado filme “Eu, você e todos nós”, nos leva a perceber as pequenas coisas que nos formam e que às vezes não vemos. Por meio de pequenos exercícios, podemos perceber coisas profundas sobre nós mesmos ou sobre o que nos cerca.
O projeto já acabou, mas você pode continuar testando as tarefas para uma brincadeira e reflexão pessoal, pois ainda estão todas disponíveis no site. Tente plantar um jardim em um lugar inesperado ou tirar uma foto dos seus pais se beijando. São atitudes simples e inspiradoras como a de Miranda que podem ajudar a ver nossos dias de uma outra forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário