por Luis Nassif

[...] Pelo debate civilizado das ideias

As últimas eleições foram históricas, por enterrar por bom tempo a pior intolerância que se abateu sobre o país, desde os tempos fatídicos da Guerra Fria. Mas deixou sequelas, dentre as quais a pior foi a radicalização de parte a parte.
Este blog sempre buscou a diversidade civilizada de opiniões, o debate de idéias. As posições fechadas aqui sempre foram em torno de princípios claros de civilização, defesa dos direitos individuais e coletivos, da tolerância, defesa da inclusão social e do aprofundamento da democracia, principalmente a de fazer o contraponto e dar voz aos excluídos da velha mídia.
Em torno desses princípios, montou-se a melhor comunidade de discussão da Internet brasileira: vocês.
Só que a radicalização acabou contaminando também o ambiente aqui, criando um espírito de torcida organizada e de intolerância, que, se não é majoritário, incomoda.
O fim das eleições acalmou ânimos, mas ainda persistem os cruzados. Quando a radicalização se dá em termos de argumentos, ganhamos todos. Temos aqui excelentes comentaristas conservadores e de esquerda radical. Quando se dá em termos de ofensa e torcida, desmerece o espaço.
A opção editorial do Blog foi a de transformar-se - e ao Brasilianas e ao Portal - em um processo de construção do conhecimento.
Vamos retornar à proposta original.
Peço que me auxiliem nessa empreitada, usando o botão "denunciar" sempre que um comentário extrapolar as regras da civilidade e da tolerância. Como lembrou o Gunter - em email recente ao grupo do Portal - não se trata de afastar ninguém, mas de definir mais claramente a cultura interna do Blog, para que todos possam se enquadrar e voltarmos a ter o alto nível de sempre, sem a poluição das ofensas e das torcidas organizadas.
O "denunciar" não deve ser utilizado para rebater divergências ideológicas, mas ofensas. Por isso mesmo, três denúncias suspendem o comentário até que possamos analisá-lo e decidir se será liberado ou vetado de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário