Semana Santa

[...] Cariri vive Paixão de Cristo

Nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, fiéis e romeiros refazem os passos da morte e ressurreição de Jesus
Com a procissão do Domingo de Ramos, que simboliza a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, será aberta, amanhã, a programação da Semana Santa no Cariri. Um dos mais emblemáticos atos litúrgicos é a realização da Via Sacra do Horto, que é celebrada na Sexta-Feira Santa. Entretanto, esta manifestação, segundo o padre José Ventureli, vem sendo desvirtuada com a presença de pessoas que querem transformar a cerimônia numa festa profana.

Num comunicado distribuído junto a imprensa, o sacerdote denunciou que "muitas dessas pessoas, especialmente jovens, sobem alcoolizados ou com intenção de se embriagar durante o percurso, já trazendo consigo garrafas de vinho". De acordo com o padre Ventureli, "muitos causam desordem, danificam o ambiente e distorcem o sentido deste dia, chegando, às vezes, a escandalizar algumas pessoas que vêm rezar e vivenciar o sentido desta data".

Campanha
Com o objetivo de evitar este tipo de excesso, o administrador do Horto está promovendo junto a comunidade uma campanha de conscientização sobre o verdadeiro sentido da Semana Santa. De acordo com o padre José Ventureli, esses dias não são de bebedeira. São dias de reflexão e oração, de participar dos atos religiosos e de conversão. Então como cristãos que somos, vamos viver santamente e respeitosamente o verdadeiro espírito da Semana Santa.

"Vamos restaurar o sentido bonito da Semana Santa, revivendo com Jesus o dia da Paixão como se fôssemos os discípulos fiéis". Ao fazer este pedido, padre Ventureli lembra a Campanha da Fraternidade que tem como tema "Fraternidade e a vida no planeta". Ele aproveita para fazer um apelo no sentido de que a Serra do Horto seja reflorestada a fim de que o romeiro possa se encontrar com a natureza e o seu Criador.

Subir a serra do Horto, percorrendo o mesmo caminho do Padre Cícero, é uma das penitências dos devotos do sacerdote durante a Semana Santa. É a Via Sacra, um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a Paixão e morte de Cristo. Ao longo da ladeira, foram construídas as 15 estações com os momentos da Via Sacra, que começa com a condenação de Jesus por Pôncio Pilatos até a sua Ressurreição.

Pontos de peregrinação
A subida da serra do Horto, onde se encontra a estátua do Padre Cícero, é um cenário sagrado ao ar livre. No casarão, hoje transformado em museu, é onde o Padre Cícero descansava nos finais de semana ou se recolhia para um retiro espiritual. Um quadro da Santa Ceia, no pé da estátua, as pedras "sagradas" que, para os devotos, têm as marcas dos pés de Cristo, criam um ambiente místico.

Esta semana, foi iniciada a restauração das estações da Vida Sacra. Pintores estão trabalhando para concluir a pintura ainda hoje dos quadros da ladeira do Horto. No percurso de dois quilômetros, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante dos quadros que representam o sofrimento de Jesus no caminho para o Calvário.

Aparecem em sequência: a condenação, Jesus carregando a cruz, o encontro com Maria, a ajuda que recebeu de Simão Cirineu, as três vezes em que caiu, o consolo às mulheres de Israel, a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto, o momento em que foi despido, sua crucificação, morte, a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.

Em todas as cidades da Diocese de Crato, serão realizadas Vias Sacras. Em Crato, a caminhada sairá da Igreja Matriz para o bairro do Seminário, onde Cristo será crucificado.

O vigário da Sé Catedral, padre Edmilson Ferreira, diz que "a Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando demonstrou uma profunda obediência ao Pai eterno".

MAIS INFORMAÇÕES 
Casarão do Padre Cícero Colina do Horto, Juazeiro do Norte

Telefones: (88) 3511.6006/

(88) 9927.4004

Antônio Vicelmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário