Abdias do Nascimento

Uma vida dedicada à igualdade
Image
 O Brasil perdeu um de seus mais combativos militantes pela igualdade racial. Faleceu no Rio, aos 97 anos, Abdias do Nascimento. Homem de muitos talentos, Abdias foi ator, diretor, escultor, dramaturgo, político e ativista social.

Com apenas 16 anos, se integrou à Frente Negra Brasileira. Em 1944, criaria o Teatro Experimental do Negro no Rio,  primeira companhia de teatro voltada à inclusão de atores negros no país. Perseguido pela ditadura militar, partiu para o exílio em 1968.

Naquele mesmo ano chegaria aos Estados Unidos, onde travaria contato e vivência com as lutas sócio-raciais no país e apoiaria o movimento Black Power (Poder Negro). Tornou-se, assim, um elo entre o movimento norte-americano e os que surgiriam pela igualdade racial na América Latina, sobretudo, no Brasil.

Ao retornar do exílio, dez anos depois, Abdias contribuiu para a criação do Movimento Negro Unificado (1978). Neste período, ingressou também no PDT, legenda pela qual foi eleito deputado federal (1983-87) e cumpriu mandato de senador (1997-99) sempre pelo Rio de janeiro.

Professor emérito da Universidade do Estado de Nova York e doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Brasília (UnB), em 2006, Abdias instituiria, num ato em São Paulo, o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado a 20 de Novembro.

Aos familiares, toda a nossa solidariedade.
 por Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário