Uma vida dedicada à igualdade
Com apenas 16 anos, se integrou à Frente Negra Brasileira. Em 1944, criaria o Teatro Experimental do Negro no Rio, primeira companhia de teatro voltada à inclusão de atores negros no país. Perseguido pela ditadura militar, partiu para o exílio em 1968.
Naquele mesmo ano chegaria aos Estados Unidos, onde travaria contato e vivência com as lutas sócio-raciais no país e apoiaria o movimento Black Power (Poder Negro). Tornou-se, assim, um elo entre o movimento norte-americano e os que surgiriam pela igualdade racial na América Latina, sobretudo, no Brasil.
Ao retornar do exílio, dez anos depois, Abdias contribuiu para a criação do Movimento Negro Unificado (1978). Neste período, ingressou também no PDT, legenda pela qual foi eleito deputado federal (1983-87) e cumpriu mandato de senador (1997-99) sempre pelo Rio de janeiro.
Professor emérito da Universidade do Estado de Nova York e doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Brasília (UnB), em 2006, Abdias instituiria, num ato em São Paulo, o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado a 20 de Novembro.
Aos familiares, toda a nossa solidariedade.
por Zé Dirceu
Nenhum comentário:
Postar um comentário