Ciro para prefeito de São Paulo

Candidato apimentado, salgado, com cheiro e substância

Sinceramente não entendo como o PSB não lançou desde já Ciro Gomes à prefeito de Sampa. E também porque ele não afirma desde já que o seu nome está a disposição do partido e dos aliados [PT,  PDT, PCdoB etc]. Com certeza com ele no páreo, o jornalista Carlos Chagas não escreveria isto abaixo:

CANDIDATOS INSSOSOS, AMORFOS E INODOROS

Faz tempo que começou, mas de algumas semanas para cá tornou-se ostensiva a briga de foice em quarto escuro pela prefeitura de São Paulo. A um ano e quatro meses da eleição, operam partidos e candidatos para manter-se à tona e, afinal, conquistarem as indicações.

No PT,  partido obstinado na tentativa de retomar o controle da capital, surgem Fernando Haddad, apoiado pelo ex-presidente Lula, Rui Falcão, presidente nacional do partido, Marta Suplicy, ex-prefeita derrotada em recente tentativa e Aloísio Mercadante, outro colecionador de fracassos eleitorais. Nenhum deles é para valer, ao menos por enquanto, ainda que todos sonhem com a consolidação futura. Se os companheiros querem desde já  ter certeza da vitória, só um nome existe para tanto: o próprio Lula, na hipótese de apoiar um segundo mandato para a presidente Dilma Rousseff.  A candidatura do ex-presidente a prefeito configura hipótese impossível, hoje, mas capaz de constituir-se em  solução desesperada para 2012. E para quem julgar uma diminuição tornar-se prefeito quem já foi e pretende ser de novo presidente da República, é bom lembrar o episódio Jânio Quadros.

O Alto Tucanato vive buscando uma fórmula para sair da confusão em que se meteram seus principais líderes, até  antes da derrota de José Serra para Dilma Rousseff, ano passado. A solução para a unidade e a tentativa de conquistar a presidência da República em 2014 passa, para o PSDB,  pela candidatura de Serra à prefeitura, devendo Geraldo Alckmin concorrer à reeleição no governo do estado,  abrindo-se ampla avenida para Aécio Neves disputar a cadeira que o avô  conquistou. Mesmo visando o palácio do Planalto, Serra poderia meditar no adágio popular de que mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Se eleito alcaide paulistano, tudo o mais que acontecesse seria lucro, por conta do imponderável.

Gilberto Kassab não pode reeleger-se, está criando o PSD  para poder concorrer ao palácio dos Bandeirantes em 2014, mas precisará, para tanto, eleger o sucessor na prefeitura.  Entre diversos pretendentes, destaca-se Guilherme Afif.

O PMDB conseguiu seduzir Gabriel Chalita  pelas artimanhas de Michel Temer, parecendo óbvio que será lançado candidato a prefeito, ano que vem.
À exceção de uma quase impossível candidatura do Lula, os demais pretendentes à prefeitura enfrentam um fator que, com todo o respeito, só faz nivelá-los por baixo: nenhum consegue sensibilizar o eleitorado sob a égide da renovação,  da liderança popular ou do inusitado. Talvez por isso todos tremam ao ouvir falar no deputado Tiririca... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário