Dilma: É mais fácil abrir o capital da Infraero depois de ela tomar um choque de competitividade

Na reunião realizada com os governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa de 2014, na tarde de hoje (31), a presidente Dilma Rousseff avaliou que a privatização de 51% dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos-SP), Viracopos (Campinas-SP) e Brasília vai valorizar a Infraero.
De acordo com o modelo definido pelo governo, as concessões serão feitas por meio de Sociedades de Propósito Específicas (SPE) que deverão ser formadas por investidores privados com participação até de 49% da Infraero.
A SPE, que será uma empresa privada, ficará responsável pelas novas construções e pela gestão dos três aeroportos.
Segundo Dilma, o objetivo da concessão é, além de atrair investidores privados nacionais e estrangeiros, também trazer ao Brasil grandes operadores aeroportuários internacionais.
Para a presidente, outra vantagem da presença da Infraero será permitir ao Estado o acesso a informações seguras sobre o setor aeroportuário, evitando “assimetria de informações”verificadas em outros setores dos quais o setor público se afastou totalmente.
“Esse novo marco segue, rodovias e ferrovias", disse a presidente. A metodologia da concessão e os editais deverão estar prontos em dezembro de 2011. 
Na reunião, Dilma também fez referência à importância de Viracopos ao afirmar que a região precisa de um aeroporto com três pistas.
Para a presidenta, há dúvidas técnicas sobre a possibilidade de se colocar três pistas em um novo aeroporto em São Paulo, em razão do risco de interferência na operação dos aeroportos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário