Está no Ceará o maior índice de insolação do País.
Na geografia cearense, o domicílio do sol localiza-se na região dos Inhamuns, onde a MPX de Eike Batista instalou e conectou ao Sistema Elétrico Nacional a primeira usina de geração solar do País, que já produz 1 MW de energia elétrica, que serão 5 MW dentro de dois anos e 50 MW em quatro ou cinco anos.
Aproveitando a ajuda do astro rei, o Governo do Ceará inovou e, por iniciativa do governador Cid Gomes, tornou-se o primeiro Estado brasileiro a dispor de uma legislação de incentivo à energia solar. Um gol de placa. Mas, aos 44 minutos do segundo tempo, o Ceará perdeu o pênalti que consolidaria sua vitória.
O Governo cearense deixou escapar a oportunidade de tornar-se o primeiro a leiloar o uso da energia solar. Mesmo tendo criado, aprovado e colocado à disposição do mercado a legislação mais moderna do país, incluindo um inédito Fundo de Incentivo ao Uso da Energia Solar (Fies), nascido há um ano, o Palácio da Abolição decidiu pisar no freio. Esta coluna apurou que tudo parou porque a Adece - à qual cabe tomar essas providências - espera o aval do governador Cid Gomes para fazer a chamada pública da oferta de energia solar -como prevê o Fies. Enquanto isso, o Governo Federal elabora a sua Lei de Incentivo à Energia Solar e está lançando um leilão para comprar 1 MW de energia solar para a Ilha de Fernando de Noronha.
por Egídio Serpa
Nenhum comentário:
Postar um comentário