O brasileiro e as marcas

É comum termos marcas associadas ao produto. Exemplo, muitos não falam esponja de aço, simplesmente é BomBril. Quando precisamos de Sabão em pó , não falamos assim, falamos Omo, e Gilette, Modess e muitas outras.
Acontece que somos conservadores, muitos podem dizer que não, mas somos, principalmente as donas de casa.
Tivemos a semana passada uma agradável surpresa com um produto usado pela família a 30 anos.
Quando falávamos em sabão em pó, falávamos OMO. Era ponto pacífico. custo por caixa de 1 Kg: R$5,99.
Qualidade, bom produto, identificado com a família, não mudamos de time nem de sabão em pó.
Acontece que minha esposa resolveu mudar, comprou Tixan Ypê por R$3,00 o pacote de  1 Kg.
Aprovou, gostou e mudou. logo minha mãe seguiu e a sogra e a sogra do meu filho e sua mulher e a irmã em uma corrente interessante.
O problema está no nosso conservadorismo e nossa cumplicidade nesta nefasta roda econômica. Sadia Perdigão deitam e rolam por causa de nosso conservadorismo, receio de experimentar e sair "fora da Matrix".  É assim com carros, roupas, supermercados, somos conservadores e gostamos de imitar quem nós consideramos "elite". Como diz o Lula: " É chique". temos que assumir isto, passamos tanto tempo massacrados e humilhados que admiramos quem nos massacra e humilha ( o que falo não inclui todo mundo, falo da grande maioria), a televisão ajuda neste fomento.
Bom voltando ao ponto, precisamos aprender e ensinar que mudar é bom. Mudar de banco que cobra taxas e tarifas escorchantes (mudei para uma cooperativa de crédito e estou apavorado com a economia de taxas, tarifas e juros mais baixos!), pressionar por preços mais baixos de carros e bens duráveis.
É isto, mudar quando estamos sendo explorados. Mudamos em 2002 e melhoramos, porque não mudar de fabricante de alimentos embutidos, experimente, mude.
Reclamar do preço e continuar comprando é sinal de mansidão.

Um comentário:

  1. Hello é a 3ª vez que vi o teu espaço online e adorei imenso!Bom Trabalho!
    Até à próxima

    ResponderExcluir