Pele: no inverno cuidados redobrados

Segundo o dermatologista Jardis Volpe, no inverno estas regiões ressecam ainda mais em virtude da baixa temperatura, do vento, da redução da umidade, entre outros fatores. "Sinais como vermelhidão, irritação, coceira e descamação podem indicar uma pele ressecada", afirma.
A pele que envolve os joelhos e cotovelos não possui glândulas sebáceas, por isso ela se torna facilmente seca, áspera, escurecida e escamosa. Segundo Jardis, peles secas tendem a sofrer com o envelhecimento, formando rugas mais precocemente, além de flacidez.
Por essa razão, os cuidados devem ser redobrados. Use cremes ricos em agentes hidratantes diariamente, optando por fórmulas ricas em ingredientes nutritivos, como manteiga de karité e aveia.
Cotovelos e joelhos - Além de secas, são regiões que muitas vezes ficam escurecidas, por isso é preciso esfoliar e hidratar. Como são áreas submetidas à pressão e são mais espessas, o dermatologista recomenda que a hidratação seja feita com cremes hidratantes em concentrações maiores, que contenham ureia ou lactato de amônio, por exemplo.
Pés e calcanhares - Coloque os pés em uma bacia com água morna e um pouco de óleo corporal. Deixe alguns minutos os pés imersos na bacia e depois com a pele úmida, aplique um creme esfoliante, massageando em movimentos circulares. Em seguida, enxágüe-os, seque bem e passe o hidratante, aproveitando para massagear os pés.
Depois coloque uma meia de algodão, que intensifica o poder de hidratação e ainda ajuda a conservar a umidade natural da pele dos pés, livre do contato com o ar, que pode ressecá-la novamente.
Jardis alerta que a hidratação também pode ser potencializada se o creme hidratante for aplicado logo após o banho, com a pele já seca ou quando a região já hidratada for coberta com um filme plástico por alguns minutos.
por Jessica Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário