Antigamente Companhia Vale do Rio Doce hoje Vale S.A. é uma EMPRESA PRIVADA de capital aberto, uma das maiores mineradoras do mundo

A Vale é controlada pela VALEPAR S.A. que detém 53,3 do capital votante da VALE.

A constituição acionária da Valepar S.A. é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 49% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,03%. Se considerarmos as ações da Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, de gestão compartilhada, (cuja diretoria é subordinada ao Conselho Diretor da Previ, composto por três representantes indicados pelo Banco do Brasil e por três representantes eleitos por voto direto pelos participantes do plano - funcionários da ativa do Banco - e assistidos - funcionários aposentados e pensionistas) e do BNDES como de alguma influência do governo federal, este influencia, por posse ou indicação, cerca de 41% do capital votante (incluindo participações externas à Valepar). Se incluirmos a participação do Bradesco e dos investidores brasileiros, 65% do capital votante da empresa se encontram no país.

O  texto acima é compreensível  por demais - para qualquer pessoa que não seja o pior cego aquele que não quer enxergar -.

A Vale é uma empresa privada, ninguém pode negar. Mas, se  fulano, sicrano ou beltrano lhe disser que ela é uma estatal...deixa prá lá este sujeito não tem mais o que falar. 

Ah, perguntem aos liberais tucademopiganalhas se eles vendem algum dos bens que possuem por a sétima parte do que obtém de lucro durante um ano. 

3 comentários:

  1. Briguilino e suas meias verdades. Parte 1

    Vamos começar fazendo uma comparação entre a Vale e a Petrobrás.

    Como Briguilino disse a Vale é uma empresa de capital aberto, assim como a Petrobrás.

    Do site da Petrobrás: "Somos uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, e atuamos como uma empresa de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino,comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia". http://www.petrobras.com.br/pt/quem%2Dsomos/perfil/

    Então, assim como a Vale a Petrobrás é uma SA - Sociedade Anônima.

    Quem exerce o controle da Petrobrás? Ainda do site da Petrobrás: O capital social da Petrobras é dividido em 8.774.076.740 ações sem valor nominal (57,8% de ações ordinárias, com direito de voto, e 42,2% de preferenciais). A União Federal exerce o controle acionário, com 55,6% do capital votante. http://www.petrobras.com.br/rs2009/pt/relatorio-de-sustentabilidade/apresentacao-forma-de-gestao-e-transparencia/perfil/estrutura-societaria/.

    Portanto o governo federal exerce o controle sobre 55,6% do capital votante.

    Já na Vale, O Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A, que detém 53,3% do capital votante da Vale, ou seja não é muito diferente do controle exercido pelo governo na Petrobrás.

    Portanto as duas empresas são controladas pelo governo federal práticamente na mesma proporção.

    ResponderExcluir
  2. Briguilino e suas meias verdades - Parte 2


    Briguilino deixou de informar sobre o controle maior ainda que o governo exerce sobre a Vale por ser detentor das Golden Shares. O que são as Golden Shares?


    As ações preferenciais de classe especial, golden shares, devem ser obrigatoriamente de titularidade da União Federal.
    O detentor das ações preferenciais de classe especial tem os mesmos direitos (incluindo àqueles relativos a voto e preferências de dividendo) dos detentores de ações preferenciais Classe A.
    Adicionalmente, o detentor das ações preferenciais de classe especial tem o direito de vetar quaisquer propostas em relação aos seguintes assuntos:
    1. alteração de nossa denominação social;
    2. mudança de nossa sede social;
    3. mudança do nosso objeto social relativamente à exploração de jazidas minerais;
    4. liquidação de nossa empresa;
    5. qualquer alienação ou encerramento das atividades de uma ou mais das seguintes etapas dos sistemas integrados de nossa exploração de minério de ferro:
    • Jazidas minerais, depósitos de minério, minas
    • Ferrovias
    • Portos e terminais marítimos
    6. qualquer modificação dos direitos atribuídos às espécies e classes das ações de nossa emissão;
    7. qualquer modificação de quaisquer dos direitos atribuídos por nosso Estatuto Social à ação preferencial de classe especial.
    http://www.vale.com.br/pt-br/investidores/governanca-corporativa/golden-shares/Paginas/default.aspx

    Portanto, Briguilino, considerando as Golden Shares, o controle estatal sobre a Vale é maior do que sobre a Petrobrás.

    Respondendo a sua pergunta, que já respondi uma vez e você convenientemente se esqueceu da resposta.

    Eu não venderia um bem que possuisse pela sétima parte do que obtivesse de lucro durante um ano. Eu daria de graça se os rendimentos para mim fossem aumentados na mesma proporção do aumento que o governo teve de impostos da Vale depóis da pseudo privatização.

    Continuo achando que você Briguilino, é uma pessoa honesta e bem intencionada. Apenas caiu no canto da sereia do PT e acredita nas meias verdades que lhe são contadas.

    O que você também não informa aos seus leitores é que quando o governo vendeu ações da Vale para a Previ, vendeu também um percentual para os trabalhadores brasileiros que puderam comprar ações da Vale com o FGTS. Esta operação fez com que os trabalhadores aumentassem significativamente seus saldos no FGTS com os ganhos na valorização das ações da Vale.

    Quem ganhou com esta operação foi o próprio governo, através da Valepar e o aumento na arrecadação de impostos sobre o grande aumento no lucro da Vale e o povo brasileiro através do aumento no saldo do FGTS. Infelizmente o governo não repassa ao povo, em termos de benefícios sociais, o que arrecada a mais em impostos.

    ResponderExcluir
  3. A Vale apresentou um lucro de U$ 22,8 bilhões em 2011. O governo federal, juntando Tesouro Nacional e fundos de pensão, tem 52% da empresa. Portanto, o PT botou no caixa, em apenas um ano, U$ 11,9 bilhões. Só a Previ, que paga todas as benesses do PT para as grandes empresas nacionais, lucrou U$ 5,5 bilhões! Em um ano! Valeu a pena, não valeu bandidada? Viva a privataria tucana. Está sobrando dinheiro no caixa pra companheirada continuar metendo a mão.

    ResponderExcluir