Corrupção e Educação: Tudo a ver

Todos os dias vemos, lemos e ouvimos comentários afirmando que a corrupção no Brasil passa inevitavelmente pela nossa falta de educação. Mas, acho que a coisa não é bem assim. Muito pelo contrário. A corrupção que vemos escancarada nos jornais, revistas, tvs e internet sempre é praticada por letrados, graduados, gente de nível superior - superior na prática de roubar -, portanto o problema é educação demais dos corruptos e corruptores.

Quantas vezes você viu no flagrante de um grande esquema de corrupção um analfabeto? Eu nunca vi nenhum. E sei por qual o motivo. É que se o analfabeto for pego em flagrante vai direto para cadeia e mais, para cela comum. Não tem essa de prisão especial para quem tem nível inferior não. É pobre e analfa o judiciário pune sim.

As leis não assegura impunidade para os mais "educados" não. Quem garante são os juízes - que na minha opinião representam bem (a maioria) o mais corrupto dos poderes -.

Como a corrupção e a impunidade são irmãs siamesas temos de fazer o possível e impossível para separa-las. O 1º passo é acabar com a imoralidade, a aberração de "prisão especial" para quem tem nível superior que o artigo 5º da Constituição Brasileira deixe de ser letra morta. Está deve ser a campanha que a sociedade civil deve encampar desde antes de ontem e para sempre.

Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Continua>>>






2 comentários:

  1. O autor tem razão ao dizer que a corrupção geralmente é praticada por quem tem a educação formal, que é, como ele diz, uma pessoa letrada.

    O autor tem razão ao dizer que todos somos iguais perante a lei e que assim devemos ser tratados.

    No entanto ele se equivoca no ponto principal. O problema da falta de educação formal, mas principalmente no lar, não é a de se praticar a corrupção, mas a de aceitar a corrupção como um fato normal.

    A corrupção não é um fato normal. É um crime que deve ser punido rapidamente e com todo o rigor.

    A pessoa com pouca educação formal desconhece, principalmente no Brasil, que a corrupção está roubando dinheiro deles.

    A pessoa com pouca educação formal, desconhece o quanto paga de impostos indiretos e na maioria das vezes pensa só no imposto de renda e não se dá conta que paga muito mais nos impostos embutidos nos preços das mercadorias que compra.

    Nosso sistema tributário é perverso e onera muito mais o pobre do que o rico. Até hoje nada foi feito para mudar esta situação.

    O dia que nosso povo tiver educação formal suficiente para saber que a corrupção está o prejudicando diretamente, e demonstrar toda a sua indignação, protestando, denunciando e tirando do poder os corruptos as coisas vão mudar.

    Tudo é uma questão de atitude. Temos que ter uma atitude positiva condenando a corrupção e exigindo comportamento honesto de nossas autoridades.

    Quem exerce o poder conferido pelo povo não pode nem sonhar com o mal feito e a menor denuncia deve ser encarada com gravidade e o corrupto afastado do cargo imediatamente até que tudo se esclareça.

    Não podemos mais continuar compactuando com a corrupção.

    ResponderExcluir
  2. O HOMEM QUE FICOU RICO POR ROUBAR A MERENDA ESCOLAR DO PAÍS


    O senhor UBIRAJARA PEREIRA DE BRITO, mais conhecido como o “Demónio BIRA”, é um LADRÃO, CORRUPTO e enganador profissional. Se fez quando assumiu a Secretaria Geral do MEC, e depois como Ministro interino. Robou aos montes, era conhecido no meio político como Bira 10%. sem esse pedágio nada era liberado. Chegou a roubar US$ 130 milhões. Além de fazendas que comprava a época entre Minas e Bahia, com o sócio Governador NILTON CARDOSO, hoje Deputado Federal. Colocou o dinheiro em nome de uma das suas filhas que trabalha no Ministério da Ciência e Tecnologia: LUDMILA MARIA BATISTA DE BRITO RIBEIRO. Além desta tinha outros dois filhos que morreram, um por suicídio (Ubirajara Pereira de Brito Júnior, o Birinha Cheirador, 24 anos a época) o qual ocorreu por causa do uso de cocaina constante e depressão, o outro menor de 12 anos (Igor, Iguinho) por puro prazer em não querer chamar uma ambulância. É preciso repatriar e confiscar o que esse LADRÃO ROBOU DO PAÍS, E QUE ESTAR EM NOME DE SUAS FILHAS!

    O Senhor UBIRAJARA PEREIRA DE BRITO, ou Demónio BIRA, é ainda um conhecido pedófilo e estrupador de empregadas domesticas. Conhecido pela Polícia Federal, não só do Brasil. Como investigado internacionalmente, é preciso pôr esse tipo de elemento atras das grades. Investiguem melhor a sua vida, o seu rastro, seu histórico é conhecido. Busquem a sua primeira espôsa DARICÉLIA BATISTA DE BRITO (nome de solteira Daricélia Alves Batista, que reside em Salvador). É um CRIMINOSO, profissional, corrupto e nojento estrupador, perigoso e falsario. Que estrupou a própria filha!

    VISITEM O MEU SITE: http://ludmilabrito.comunidades.net/

    ResponderExcluir