Em defesa do Anjóstemes Torres

Não recebi o que segue abaixo de Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakai, o advogado do senador. Ele escreveu foi para o jornalista Ricardo Noblat.


"Caro Noblat,
Sobre sua coluna de hoje, algumas observações merecem ser feitas. O Senador desconhecia completamente - e ainda desconhece - o teor do tal inquérito de 2009.
Tão logo a imprensa noticiou a existência dessa investigação, entrei, como advogado do Senador, com uma petição junto ao Procurador-Geral da República requerendo acesso ao procedimento. No mesmo dia, protocolei outra petição reiterando o pedido feito há 15 dias de acesso a todas as mídias de escutas que dizem respeito ao Senador na Operação Monte Carlo.
Tenho a tranquilidade jurídica de que nada nessa operação pode atingir o senador, sob o prisma criminal. Como você bem sabe, o Senador tem o foro no Supremo Tribunal Federal. Ora, o que está posto na imprensa é que ele foi gravado, ainda que indiretamente, por oito ou nove meses. Por isso, não temos dúvidas de que as falas do Senador são triviais e não mereciam investigação e, por isto, o Juiz da 11ª Vara Federal de Goiânia não declinou para o Supremo.
O senador foi indiretamente monitorado por muito tempo, mesmo assim em momento algum ele passou a ser investigado, caso contrário a investigação fatalmente teria de ter sido remetida ao STF, sob pena de serem cometidas inquestionáveis ilegalidades, inclusive pelo magistrado que presidiu a investigação.
Queremos crer que o Judiciário jamais ousaria atentar contra o cidadão, contra as prerrogativas de um Senador da República e realizar uma investigação clandestina perante um Juízo incompetente para tanto, em franco desprestígio à competência do Supremo Tribunal Federal.
Logo, está mais que claro que o Senador não é, nem nunca foi, aqui investigado e não há razões - como antes também não havia - para investigá-lo.
É importante ressaltar que o Senador está tentando ter acesso ao que a imprensa já tem para poder então tomar as providencias cabíveis. O primeiro direito do cidadão é ser bem acusado e, até hoje, o Senador sequer teve acesso às gravações.
Quanto à fantasia promovida por um blog, segundo o qual um advogado de Goiânia teria dito que foi preso e que confessou que o Senador recebia 30% do faturado por Carlos Augusto Ramos, cumpre ressaltar que o tal advogado lançou nota negando que tenha sido preso, que conheça o Senador, que tivesse dito tal inverdade.
Seria bom e importante publicar tal desmentido. Por sinal, esta fantasia deste blog sequer encontrou eco na imprensa nacional, exatamente pelo absurdo que a caracteriza. Quanto às frases vazadas de forma pensada e programada, não se sabe por quem, o Senador sempre esteve absolutamente disposto a se manifestar, não o fazendo por exclusiva recomendação de sua defesa, eis que os advogados sequer conhecem o contexto em que foram ditas e gravada ou mesmo se efetivamente existem de fato no processo.
Peço que publique estes comentários em nome da transparência, que sei, é a sua marca."





Um comentário:

  1. Uai Briguilino.

    Penseinque para você todo mundo era inocente até prova em contrario. Porque dois pesos e duas mordidas quando trata de acusados do governo e da oposição?

    Onde esta sua coerência?

    ResponderExcluir