Basta de impunidade

Desde sempre a máfia brasileiro são as empreiteiras. E não adiantará nada escolher apenas uma como bode expiatório para criar manchetes e sustentar escândalos para  as redações da mídia tupiniquim. A Odebrechet, a Guantamo e outras mais já serviram para este fim, o que aconteceu? Nada. Estão aí livres, leves e soltas roubando o dinheiro público.

Leio que a Delta [bola da vez] superfaturou obras a torto e a direito no país inteiro. Acontece que a maioria destas obras foram licitações que a empreiteira venceu. Sendo assim é mais do que óbvio que as demais participantes da disputa estavam superfaturando ainda mais. Portanto, são cúmplices da vencedora na roubalheira. O que os Governos, o Judiciário e o Legislativo podem fazer para combater este máfia?

As providências são mais que conhecidas e muitas estão tramitando no Congresso Nacional. É mais que urgente a opinião pública cobrar medidas enérgicas dos poderes constituídos.

Para começar o Legislativo deve aprovar o Projeto de Lei que pune com penas mais duras os corruptores.

O Judiciário deve julgar os barões com o mesmo rigor que julgam os ladrões de galinha [os presídios nacionais estão superlotados deles].

E o Executivo deve ser o mais transparente possível com as suas licitações.

Fim da impunidade Já!




Um comentário:

  1. Corrija a sua informação. A maioria das obras da Delta no Rio de Janeiro são obras emergenciais sem licitação.

    Concordo com você. Fim da impunidade já, tanto para o corruptor como para o corrupto.

    Não há como separar quem é o corruptor e quem é o corrupto.

    Vamos tomar por exemplo um caso que aconteceu com um amigo meu. Estava precisando de um financiamento da Caixa Econômica para terminar a construção de sua casa.

    Por três vezes o engenheiro da Caixa reprovou o projeto não liberando o empréstimo. Na quarta vez o engenheiro disse que tinha um amigo que faria o projeto correto por uma quantia em reais.

    Feito o projeto com o amigo do engenheiro da Caixa o empréstimo foi liberado. Quem é o corrupto e quem é o corruptor?

    Em outro caso, numa empresa que conheço os donos, localizada em São Paulo, no tempo em que Marta Suplicy era a prefeita, estava precisando de licença para a prefeitura para cortar umas árvores para expansão de um galpão.

    Solicitou a autorização. Depois de muito tempo, já com o cronograma de obras atrasado sem poder cortar as árvores, o meu amigo, dono da empresa, foi procurado por um representante da prefeitura que cobrou R$2.000,00 para liberar a autorização.

    Quem é o corrupto e quem é o corruptor?

    Numa outra empresa para qual já prestei serviços, numa fiscalização do Ministério do Trabalho, o fiscal ameaçou multar a empresa caso um livro de sua autoria não fosse comprado.

    De novo quem é o corrupto e quem é o corruptor?

    A última, esta aconteceu comigo. Fui procurado por uma empresa ligada a prefeitura de Belo Horizonte para fazer um plano de cargos e salários. Os três representantes da empresa que me procuraram disseram que me dariam o contrato, sem licitação pois era um caso emergencial, se 10% do valor do contrato fosse repassado como contribuição a campanha do PT.

    Logicamente não preciso chafurdar na lama para viver e recusei o contrato.

    Quem é o corrupto e quem é o corruptor?

    ResponderExcluir