Disputa eleitoral começa apertada entre Patrus e Lacerda em BH


Image
Na primeira pesquisa feita após o lançamento de sua candidatura a prefeito de Belo Horizonte pelo PT e cinco dias após a campanha ganhar as ruas, Patrus Ananias (coligação PT-PMDB-PDT-PCdoB-PSD) já está em posição de empate técnico com o prefeito Márcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição.

A pesquisa realizada pelo Instituto EMData dá 34% da preferência do eleitorado para Lacerda e 29% para Patrus. Como ela tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, configura-se o empate técnico entre Lacerda e Patrus. Considerando essa margem de erro na estimulada, o atual prefeito teria entre 30% e 38% e Patrus, entre 25% e 33%.

O levantamento foi feito entre os dias 8 e 10 (ontem) de julho com 600 eleitores. Por ele Lacerda tem 34% da intenção de voto do eleitorado dacapital mineira, mas uma rejeição de 32%, oito pontos acima da rejeição registrada pelo petista, de 24%. Na pesquisa espontânea - em que não são apresentados nomes de candidatos ao eleitor - Márcio Lacerda tem 13% e Patrus Ananias 12%.

O equilíbrio entre Márcio e Patrus se mantém, também, no nível de conhecimento dos candidatos: ambos são bem conhecidos por exatos 43% dos entrevistados. Entre aqueles que conhecem mais ou menos, o índice foi de 42% e 36%, respectivamente.

Já os que nunca ouviram falar do atual prefeito são 1% dos que responderam ao questionário, enquanto 3% não sabem quem é o ex-ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula. O mesmo empate é verificado quando a pergunta se tratou do grau de aceitação dos candidatos: 38% elegeram um deles como o único em quem votarão – 19% para cada um.

por Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário