Governo encerra negociação com professores em greve

O secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, declarou que o governo deu essa etapa de negociação como encerrada. Ele afirmou que o governo deverá enviar para o Congresso, sem alterações, a proposta com novo plano de carreira para professores universitários apresentada semana passada para o movimento grevista.

Comentário de Fábio Jansem:

Os salários foram melhorados, foram criadas universidades, foram contratados milhares de professores, o número de bolsas foi aumentado....
Qual a retribuição? Traição! garante que muito mesmo irão votar no PSDB ou em outros (o que é o mesmo).
Uma auditoria básica seria simples para mostrar que 90% dos professores e funcionários são picaretas. Publicam pouco e com baixa qualidade, não preparam os estudantes para o ambiente empresarial, dão aula mal, são extremamente arrogantes e por ai vai.
Se algum professor acha que ganha tão mal assim, vá buscar no mercado privado. Ai vão cair na realidade, pois da maneira que agem, não durariam mais de dois meses ganhando a metade.


2 comentários:

  1. Com perdão da resposta, suas colocações demonstram desconhecimento em relação ao meio acadêmico. O sistema universitário público brasileiro é, sem dúvida, um dos mais avançados do mundo, principalmente se considerarmos as altíssimas "tuition fees" das universidades européias e norte-americanas. Desnecessário te recordar que professores das universidades federais dedicam-se não apenas ao ensino e à pesquisa (o que, por si, já é uma tarefa e tanto), mas também à extensão e a cargos administrativos. Hoje, o mercado privado tem uma remuneração equivalente e, em muitos casos maior (veja-se, por exemplo, o caso da PUC), o que eventualmente pode conduzir ao sucateamento do ensino público superior no país. A falta de investimentos por parte do MEC/Governo Federal, que também atinge as universidades em termos estruturais (equipamentos e instalações), é responsável não apenas por uma desvalorização dos professores, mas também dos estudantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisa, quanto um professor deve ganhar? E fazer greve recebendo em dia...isso é férias. O que acontece de fato é que nessa história toda os prejudicados mesmo são os alunos e pais que tem de arcar com custos sem que os filhos sequer desfrutem deles.

      Quanto a iniciativa privada pagar melhor que o Estado, pode até ter alguma exceção. Porém, a regra é pagar muito menos. Além de se fizerem greve terão o ponto cortado. É por isso que ninguém vê professor de escola particular "tirando férias" durante meses.

      Excluir