[...] visite um presídio
A frase é do deputado Domingos Dutra (PT-MA) mas tenho certeza que poderia ser de qualquer um que tenha decência e ainda guarde dentro de si o mínimo de humanidade. Qualquer pessoa nessas condições diria o mesmo, depois de visitar um dos presídios brasileiros.
O colonialismo e a ditadura, com todas suas mazelas, já acabaram no Brasil como formas de poder. Mas seu legado de escárnio contra o ser humano – em particular contra o ser humano negro e pobre, o racismo mais cru e odiento, tudo isso e ainda mais – vive bem presente em nosso país. E, no ambiente prisional, está praticamente intacto. É uma verdadeira chaga que precisa ser combatida com vigor, não pode ser tolerada. É lógico que tudo isso está presente no autoritarismo entranhado em nossa sociedade. Que uma revolução na educação tem que incluir o ensino e a discussão sobre a importância dos direitos humanos para conquistarmos uma cidadania prá valer. Mas também temos que tomar atitudes imediatas, como os mutirões no judiciário coordenados pelo Conselho Nacional de Justiça. Parabéns ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela iniciativa.
Os governos Lula e a continuidade das políticas alí iniciadas no atual governo Dilma, como o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), as UPPs no Rio de Janeiro, também são iniciativas importantes. Do outro lado, temos as políticas dos tucanos para a segurança pública, que só fortalecem o atraso. No final das contas, ainda há muito a fazer. Não podemos deixar que essa chaga permaneça aberta em nosso Brasil. Leia mais>>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário