STF só julga casos de interesses de certas elites

Em entrevista a Frederico Vasconcelos, publicada na Folha, o ministro Joaquim Barbosa afirmou:

“O advogado pede audiência, chega aqui e pede uma preferência para julgar o caso dele. O que é essa preferência? Na maioria dos casos, é passar o caso dele na frente de outros que deram entrada no tribunal há mais tempo. Se o juiz não estiver atento a isso, só julgará casos de interesse de certas elites, sim” 

Parabéns digníssimo ministro. Mas, o Supremo pegar um processo e passar na frente de mais de 900 outros, por pedido do Pig, não é tão condenável quanto julgar processos de "preferência" de certas elites, ou o senhor acha a coisa mais natural do mundo?

Um comentário:

  1. Se esse julgamento midiático servir pelo menos para jogar luz e inibir a relação incestuosa entre esses chamados "notáveis da advocacia" e alguns juízes já teremos alcançado um grande resultado para o país. Essa rede de influência desses "advogados das elites" explicam a razão dos honorários estapafúrdios que recebem para defender seus clientes. Esses advogados criminalistas são hoje parte essencial das complexas organizações criminosas que se formam para desviar dinheiro público. A importância desses senhores para a manutenção dessas quadrilhas é tanta e, seus ganhos na defesa dessas quadrilhas tão elevado, que eles se tornaram verdadeiros "sócios" do crime organizado. A revelação dos honorários de R$15 milhões que seriam cobrados pelo Sr. Thomaz Bastos para defender o Sr. Cachoeira desnudou essa relação incestuosa. Isso precisa de mais transparência. Quem paga esses honorários? Esses valores são recebidos aqui no Brasil ou em paraísos fiscais. Esses pagamentos de honorários não são uma forma de lavagem de dinheiro?

    A receita do sucesso para o crime organizado no Brasil está dada. Basta desviar bastante dinheiro, de preferência centenas de mihões de reais. Quando o criminoso é pego basta contratar um desses figurões a peso de ouro e eles conseguirão mantê-los impunes ou, sujeitos a penas brandas. Para isso irão explorar todas as brechas disponíveis no anacrônico código penal brasileiro e também suas redes de influência sobre o judiciário, o executivo e a mídia. Thomaz Bastos, José Carlos Dias, Toron, Malheiros, Mariz de Oliveira e tantos outros se transformaram em "sócios" do crime organizado. São todos mais apegados ao dinheiro que à Justiça.

    Pode ser que no mensalão eles venham a colher algumas derrotas. Mas isso terá sido apenas devido a fiscalização da sociedade e a pressão da mídia. Passado o mensalão tudo irá voltar a como sempre foi?

    ResponderExcluir