Carlos Chagas: Joaquim Barbosa presidente


Não é brincadeira, não. Se um pequeno partido lançar, e se o ministro-relator aceitar, o rastilho logo estará queimando no  país inteiro. Fala-se da hipótese de Joaquim  Barbosa tornar-se candidato à presidência da República.  

Num Brasil  de tantas decepções, de vez em quanto surgem  personagens mágicos capazes de empolgar todo mundo.  Geralmente não dá certo, como não deram Jânio Quadros, Fernando Collor e até o ... (*cala-te, boca).

A verdade é que o inflexível caçador de mensaleiros situa-se na crista da onda. Não há quem não o admire. Reconhecido nas ruas, é  aplaudido com entusiasmo. Até sua cor o favorece, menos, é claro,  do que seu empenho em botar na cadeia ladrões por enquanto favorecidos pela impunidade permanente que marca nossa sociedade.  Parece óbvio que a possibilidade dele tornar-se candidato assusta muito mais as elites do o Lula assustou. Um torneiro-mecânico criou   pânico menor  do que poderá  criar um aplicador da lei.  

Uma coisa parece certa:  Joaquim Barbosa jamais escreverá uma “Carta aos Brasileiros” capaz de acomodar interesses.  

*Fernando Henrique Cardoso                                               

Um comentário:

  1. Marco Leite23 outubro, 2012

    FHC
    O FHC SEMPRE FOI O COCÔ DO CAVALO DO BANDIDO, O SEU GOVENO PARA O POBRE FOI UM FRACASSO. QUANDO GOVERNOU POR OITO ANOS COM VOTOS COMPRADOS DE PARLAMETARES CORRUPTOS, VIVIA VIAJANDO E DESFILANDO COM A BURGUÊSIA DA ÉPOCA PARA O MUNDO TODO. MAS, CONCORDO QUE O JOAQUINZÃO TEM PLENAS CONDIÇÕES DE GOVERNAR ESTA GRANDE ZONA CHAMADA BRASIL, COM CERTEZA, NÃO ELIMINARÁ A CORRUPÇÃO POR INTEIRO, MAS TENHO CERTEZA QUE ESSAS QUADRILHAS INCRUSTADAS NOS GOVERNOS EM GERAL VÃO DANÇAR NO RÍTMO DO CU DURO.

    ResponderExcluir