Literatura: "Lá sou amigo do rei"


Foto
O AUTOR COM DILMA, UMA DE SUAS AMIZADES MAIS PRÓXIMAS
Foto

O jornalista e escritor Carlos Marques promove nesta quarta-feira (7) o lançamento do seu elogiado livro de memórias "Lá sou amigo do rei" (ed. Geração, SP, 264 pp). 
O lançamento será realizado a partir das 19h no Bar do Mercado, de Jorge Ferreira, localizado na avenida W 3 Sul. O próprio Marques vai preparar para os convidados o "Camarão à Dona Tita, descrito na página 159 do livro, "como já o fiz nos restaurantes parisienses nas épocas de vacas magras que continuam magérrinas... mas resistentes." 
O editor Luiz Fernando Emediato foi a primeira pessoa surpreendida pelo aliciante "Lá sou amigo do rei", um daqueles casos em que se tem dificuldades de parar a leitura, conforme escreveu o escritor Ruy Castro, contemporâneo de Marques no Solar da Fossa, no Rio de Janeiro. Na apresentação da obra, Emediato brinca com a própria surpresa: "Você já ouviu falar em Carlos Marques? Pois você não é o único: quase ninguém ouviu falar dele. E, no entanto, ele esteve envolvido com alguns dos acontecimentos mais marcantes do século XX, no Brasil e no mundo, e foi amigo de celebridades como Salvador Dalí, Jean Genet, Pelé, Fidel Castro, Khrishnamurti, João Paulo II e Dilma Rousseff, entre muitas outras." 
Para o editor da Geração, "a vida de Carlos Marques lembra muito a de um personagem de romance picaresco. Depois de uma infância paupérrima em Jaboatão dos Guararapes, PE, onde brincava com os ossinhos dos irmãos mortos enterrados no jardim, Carlos torna-se repórter graças à influência do poeta Ascenso Ferreira, envolve-se com movimentos sociais e acaba discípulo do educador Paulo Freire. Quando sobrevém o Golpe de 64, ele é preso e torturado por causa de sua associação com Freire; posteriormente é obrigado a fugir do Brasil e exilar-se em Paris. De repórter da revista Manchete tornou-se cineasta, com um filme premiado no Festival de Veneza, e compositor. Este volume traz como brinde um CD com 17 das composições desse homem polivalente e inacreditavelmente cara de pau"

Nenhum comentário:

Postar um comentário