Os desafios do inteiro ambiente

Há duas etapas na luta pelo meio-ambiente, explica Sérgio Margulis, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente, e com uma longa carreira no Banco Mundial, em Washington.
A primeira é do ganha-ganha, o combate aos desperdícios, o desenvolvimento de novas formas de energia.
O Brasil está bem no retrato em agricultura, florestas e energia. Trata-se de um marco mundial, reconhecido no BM, onde Margulis trabalhou durante 22 anos em meio-ambiente.
***
" O grande desafio é quando existe uma dicotomia para resolver, o impasse entre a produção de energia e alimentos e a preservação do meio ambiente."
Segundo ele, o problema do aquecimento global é exclusivo dos países pobres. Os riscos já detonaram seus recursos naturais e ficou fácil, para eles, trabalhar metas de redução dos danos a partir da base alta em que já se encontram.
***
Já o Brasil é prisioneiro do dilema. Dos países minimamente industrializados, é o que tem a matriz energética mais limpa. Mas está chegando nos limites da produção de energia limpa.
Por outro lado, existe pelo menos 128 milhões de hectares de áreas aptas para a agricultura, sem desmatamento, localizadas especialmente no Cerrado, na Pré-Amazonia e na Mata Atlântica. Isso traz um potencial de expansão imensamente maior do que a agricultura dos EUA.
No outro extremo, tem-se um país com os piores índices de pobreza do mundo, embora correndo atrás do prejuízo: o governo conseguiu atingir, em 2009, as metas de pobreza previstas para 2015. E os indicadores demonstram que a renda está se desconcentrando.Leia mais »

4 comentários:

  1. Falando em energia limpa e meio ambiente, cade a Marina Silva, a Deusa da Floresta Amazonica,que tinha a receita de como tem que ser feito aos algózes ambientalistas?a maior defensora da sustentalilidade, será que ela estava em NY com o meigo Sandy, que por lá passou e estão sem energia até hoje alguns lugares da cidade mais conhecida do mundo??????

    ResponderExcluir
  2. Desafio é na falta de serviços públicos de qualidade, saúde, educação, segurança, assistência técnica e extensão rural. Como fazer isto sem aumentar os gastos do serviço público?

    Desafio do meio ambiente é melhorar a qualidade de vida das pessoas e a renda, sem isto nada feito.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Maior05 novembro, 2012

    Me desculpe, mas esta visão errada de muitos a respeito do agronegócio já está saturada. O as práticas agrícolas usadas atualmente melhoram cada vez mais as qualidades do solo, produzimos cada vez mais na mesma área, esta história de abandono das áreas após certo tempo de cultivo é comum nos povos indigenas e qgricultura de subsitência , onde o solo é exaurido e depois abandonado por um tempo para se recuperar.

    ResponderExcluir
  4. MELHORA A QUALIDADE DO SOLO, MAS NÃO MELHORA A QUALIDADE
    DE VIDA DOS BRASILEIROS POBRES, QUE POR SINAL SÃO A MAIORIA.
    VOCÊS POBRES QUE ESCREVEM SEM NOÇÃO DA REALIDADE, LEVANTEM A BUNDA DO
    SOFA E JOGUEM O CONTROLE-REMOTO NO LIXO E, VISITEM A PERIFERIA DAS CIDADES
    QUE VOCÊS VERAM A FOME DE PERTO.

    ResponderExcluir