Na manhã de ontem, Dilma Rousseff subiu a rampa do Palácio do Planalto vestida de Carmen Miranda, rebolando, acenando para seus fãs e cantando versinhos sobre o forte calor que fazia na Capital Federal - pelo menos foi assim que a Dilma Bolada começou o seu dia de trabalho.
O perfil ficcional da nossa presidenta coleciona mais de 155 mil fãs no Facebook e 81 mil seguidores no Twitter(incluindo nós desta coluna) e é tão popular que confunde admiradores da real comandante do Brasil. “Recebo várias mensagens com pedidos para a presidenta. Por mais que eu avise que a página no Facebook é de um personagem ficcional, muita gente acredita que realmente é a Dilma que escreve tudo”, conta Jef Monteiro, o rapaz de 22 anos por detrás da personagem.
Graças à Dilma Bolada, Jef Monteiro foi convidado para ser analista de redes sociais de uma produtora carioca
O sucesso da Dilma Bolada já atravessou fronteiras e chegou a admiradores e fãs da presidenta fora do país, que veem na página um espaço para acompanhar o dia-a-dia da chefe de estado de forma mais descontraída. “O humor vem em primeiro lugar”, conta Jef. Durante as eleições municipais, o perfil bateu seu recorde de audiência do ano, chegando a alcançar 2,5 milhões de pessoas por dia, no segundo turno das eleições para prefeito da cidade de São Paulo. Em 2013, as aventuras da ‘Dilmais’ ganharão mais espaço, em um site só seu, ainda sem data definida para entrar no ar.
Por mais que a Dilma Bolada tenha o ego um tanto inflado, que adora espalhar o bordão 'Êta presidenta maravilhosa' por aí, e adore brigar com seus ministros, fazer pedidos abusados à empregada doméstica de seu palácio, Marcela Temer, mulher do vice-presidente Michel Temer, e sair dançando ‘Gangnam style’ na rampa do Planalto, Jef só cria suas histórias baseadas nas notícias divulgadas pelo site oficial do governo, apesar de receber fotos de seus seguidores de aparições da presidenta em várias partes do mundo. “Tenho que ter cuidado redobrado para não denegrir a imagem da Dilma. Afinal, ela é a pessoa mais importante do país e a terceira mulher mais importante do mundo”, conta. “Gosto de imaginar ela mesma falando: um lado mais durona ao lidar com as pessoas com quem ela trabalha e um mais maternal e meigo ao lidar com o povo. Mas sempre puxando sardinha para ela”, explica o estudante de administração que nem lembra o porquê deu início ao perfil no Twitter, em uma época que acompanhava pouco o noticiário político. Atualmente, Jef acessa diariamente os sites oficiais do governo para fazer entre quatro e cinco (extensos) posts por dia no Facebook, mas sem pensar muito no que vai escrever. “Quando eu me esforço, não fica bom”, diz.
Além de ser muito exigente com seus ministros, a Dilma Bolada tem a autoestima bem elevada
No dia 21 de dezembro, a Dilma Bolada atendeu a um chamado do ‘brother’ Barack Obamae participou de uma reunião com chefes de estado do mundo inteiro para salvar o planeta, em compensação ficou de fora da maratona de julgamentos do mensalão. “Como a Dilma não comentou nada contra ou a favor dos processos, também fiquei quieto. A minha opinião pessoal não está ali”, ressalta Jef, que não revela se votou na candidata do PT nas últimas eleições e diz não ter nenhum partido ou diretriz política, mas não guarda elogios à Dilma Rousseff. “Ela é centrada. É ligada ao PT, mas tem uma parcela apartidária. É diferente de todos os presidentes que já tivemos. E a marca Dilma não está ligada ao Lula, como disseram antes de ela assumir a presidência”, acredita.
Entre os fãs da página, estão políticos, deputados e funcionários da presidência, mas, até hoje, ninguém do Planalto procurou o rapaz, que conseguiu um emprego de analista de redes sociais em uma produtora graças à personagem. Mas, se depender dele, a distância da presidenta está com os dias contados. “Tudo na internet é muito efêmero. O que bomba hoje pode não fazer sucesso algum amanhã. Mas se tudo continuar desta forma, quero fazer com que a Dilma Bolada chegue até a Dilma Rousseff. Quero mostrar o quanto ela é querida e o quanto é popular e emblemática na internet”, planeja. E qual seria a primeira frase que Jef falaria para a presidenta? “Êta presidenta maravilhosa! E acho que entregaria uma cartinha carinhosa escrita pelos dilmetes”, idealiza.
Se Dilma Rousseff não conhece a Dilma Bolada, Jef Monteiro quer apresentar as duas em 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário