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Alberto Porém Jr: Toda semelhança não será mera coincidência

Nestes primeiros dias de 2013, convém recordar o decálogo que escreveu Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista.

  • Princípio de simplificação e do inimigo único.Adotar uma única ideia; um único símbolo; individualizar o adversário em um único inimigo
  • Princípio do método de contágio:Reunir os adversários em uma só categoria ou indivíduo.Os adversários tem de constituir-se em suma individualizada. 
  • Princípio da transposição.Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”. 
  • Princípio do exagero e desfiguração: Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave. 
  • Princípio da vulgarização: “Toda propaganda deve ser popular, adotando seu nível ao menos inteligente dos indivíduos, aos que se dirige. Quanto maior seja a massa a convencer menor há de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais tem grande facilidade para esquecer.”  
  • Principio de orquestração: “A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repeti-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas; mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem dúvidas”. Daqui vem também a famosa frase: “Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade”. 
  • Principio de renovação: Emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responda, o público está já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações. 
  • Principio da verossimilhança: Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas
  • Principio do silêncio: Calar sobre as questões das quais não se tem argumentos e encobriras noticias que favorecem o adversário; também contra programando com a ajuda de meios de comunicação afins. 
  • Principio da transfusão: Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato preexistente, seja uma mitologia nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que possam se nutrir em atitudes primitivas
  • Principio da unanimidade: Convencer muita gente que se pensa “como todo o mundo”, criando impressão de unanimidade.

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