Como se elege um Papa



1. A escolha de um Papa é feita pelos membros do Colégio de Cardeais. Têm direito a voto todos os cardeais com menos de 80 anos de idade.
2. O processo de votação, chamado Conclave, é secreto e feito a portas fechadas. Tornou-se secreto somente no início do século 20. 

3. Atualmente, há 115 cardeais habilitados a votar. 

4. Entre os cardeais que podem eleger o próximo chefe da Igreja Católica, 60 são europeus - dos quais 28 italianos -, 14 norte-americanos, 19 latino-americanos, 11 africanos, 10 asiáticos e um da Oceania.

5. O novo Papa somente estará escolhido depois que um nome, entre os cardeais, obtiver no mínimo dois terços dos votos dos participantes do Conclave.
6. A cada rodada de votação, feita a contagem, os votos são queimados. Se nenhum cardeal obtiver os dois terços de votos, uma fumaça cinza será expelida pela chaminé que fica dentro da Capela Sistina.
7. A fumaça da chaminé será branca para anunciar ao mundo que Habemus Papam. 

8. A tradição canônica alterna um pontificado curto e um longo. Se ela for respeitada, deverá ser eleito um cardeal menos idoso. O alemão Joseph Ratizinger foi eleito papa com 78 anos de idade em 2005. Seu pontificado durou menos de oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário