Tucademopiganalhada é contra plebiscito


O PT e todos os que defendem a reforma política precisam desencadear uma mobilização popular máxima, ir para as ruas e conquistar as mudanças. A reação contrária nem é só da oposição. Tirando o PT e a base aliada, a grande mídia também - sempre ela - está contra o plebiscito e vai junto com a oposição pressionar para aprovar um referendo. A oposição - PSDB, DEM, PPS - divulgou nota oficial ontem anunciando essa preferência.

Temo que sem pressão popular não haja plebiscito. Assim, o PT e aliados têm de se conscientizar de que devem ser os primeiros a ir para as ruas defender a reforma política - o que ele já faz, institucionalmente, há anos - e o plebiscito. Ganhar as ruas junto com uma frente de partidos, entidades, movimentos e personalidades públicas. Com seus parlamentares, prefeitos, governadores, enfim, com todas as suas lideranças.



A chance de implantar a reforma política

Está aí a grande chance de o partido obter êxito na empreitada a que se atirou neste ano colhendo assinaturas para uma emenda de iniciativa popular para fazer a reforma que o partido defende e de que o Brasil precisa, com financiamento público de campanha e o voto em lista. Financiamento público para acabar com o privado, maior fonte de corrupção nas campanhas eleitorais.

Nas ruas conquistaremos a participação popular e as condições de aprovar a reforma política, depois que a Câmara dos Deputados se negou - destaque-se, com a maior discrição - a votar a proposta do relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS), que propunha uma reforma negociada com as várias lideranças partidárias (leia aqui o relatório do deputado Fontana).

Como vocês podem acompanhar pela leitura do documento, o relator propôs o voto em lista flexível e uma combinação entre o financiamento público de campanha e doações privadas que têm de ir obrigatoriamente para um fundo eleitoral. São propostas que o PT encampa e programa incluir em seu projeto de iniciativa popular a ser encaminhado ao Congresso Nacional e para o qual busca colhe assinaturas desde o início deste ano.

A falsidade da oposição que finge apoiar as manifestações

Já sobre a oposição e sua recusa - dos tucanos e associados - ao plebiscito isto só revela a falsidade dos que defendiam, ou faziam de contas, fingiam que defendiam a legitimidade dos protestos e o direito de ir às ruas, mas querem negar aos que as ocuparam, ao povo brasileiro, o direito de decidir a reforma política, quando esta é uma das maiores demandas das manifestações. Até porque a corrupção está diretamente relacionada com o atual modelo político eleitoral.

Em tempo, a diferença entre referendo e plebiscito: 

by José Dirceu

Um comentário:

  1. Opovo está na rua José Dirceu.Opovo quer você e os outros mensaleiros na cadeia. O povo não está pedindo plebiscito.Aliás o governo nem sabe sobre o wue deve ser o plebiscito, que é uma cortina de fumaça para encobrir as falhas do PT.

    Minha proposta para perguntas ao povo:

    1. José Dirceu deve ir imediatamente para a cadeia? Sim ou Nao
    2. José Genuino e os demais mensaleiros devem ser imediatamente cassados e cumprir prna na cadeia? Sim ou Não
    3. Eduardo Azeredo de e ser cassado e imediatamente julgado? Sim ou Não
    4. Dilma de ve abandonar a presidência imediatamente? Sim ou Não
    5. O número de ministérios deve ser reduzido de 39 para 18 e a economia revertia para a saúde e a educação? Sim ou Não
    6. O número de senadores deve ser reduzido em um terço? Sim ou Não
    7. O número de deputados federais deve ser reduzido a metade> Sim ou Não.

    O problema é que o PT n˜so tem culhão para isto.

    ResponderExcluir