Alexandre Padilha - Ministro da Saúde - Responde:
O Programa Mais Médicos é um projeto de aperfeiçoamento na atenção básica, ou seja, esses médicos não atuaram na urgência e emergência, terão sua atuação restrita nas unidades básicas de saúde.
Neste projeto os médicos estrangeiros terão sua atuação delimitada pelo Ministério da Saúde e contarão com supervisão acadêmica, tutoria e realizarão curso de especialização. O Revalida se aplica para o trabalho médico de estrangeiro por período indeterminado, o que não é o caso do Projeto Mais Médicos para o Brasil.
Se o exame fosse realizado, não seria possível determinar onde esse profissional poderia atuar o que não resolveria o problema instalado de falta de médicos nas regiões mais carentes do país. E, ainda, o médico disputaria mercado.
No caso dos estrangeiros, é importante ressaltar que só serão selecionados médicos graduados em instituições reconhecidas por seus países e cuja formação é equivalente às diretrizes curriculares mundialmente reconhecidas e adotadas no Brasil. Após chegarem ao Brasil, passarão ainda pelo módulo de acolhimento e avaliação, com duração de três semanas com foco na organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde e língua portuguesa.
Durante todo o período de estadia no país, o médico estrangeiro terá seu trabalho supervisionado por uma universidade pública e secretarias estaduais e municipais de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário