FHC: "Não vou ser candidato a mais nada"...

É, não existe mais Itamar Franco para apoiá-lo nem outro Plano Real...

Por estradas de montanha 
vou: os três burricos que sou. 
Será que alguém me acompanha?

Também não sei se é uma ida 
ao inverso: se regresso. 
Muito é o nada nesta vida.

E, dos três, que eram eu mesmo 
ora pois, morreram dois; 
fiquei só, andando a esmo.

Mortos, mas, vindo comigo 
a pesar. E carregar 
a ambos é o meu castigo?

Pois a estrada por onde eu ia 
findou. Agora, onde estou? 
Já cheguei, e não sabia?

Três vezes terei chegado 
eu – o só, que não morreu 
e um morto eu de cada lado.

Sendo bem isso, ou então 
será: morto o que vivo está. 
E os vivos, que longe vão?


João Guimarães Rosa (Cordisburgo, Minas Gerais, 27 de junho de 1908 - Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967) - Além de escritor, também foi médico e diplomata. Mundialmente conhecido pelo seu Grande Sertão: Veredas, foi traduzido para diversos idiomas. Membro da Academia Brasileira de Letras, chegou a ser cogitado para o Prêmio Nobel de Literatura. Publicou um livro de poemas 'Magma' no início da carreira. 'Ave, Palavra', foi publicado depois de sua morte.