Aptas, atentas, inteiras, capazes, por Alex Castro

As atividades mais incríveis e prazerosas da vida são completamente (ou quase) gratuitas: estar com as pessoas que amamos, dormir, transar, se exercitar, passear, caminhar pela natureza, nadar no mar ou em uma lagoa, ler, escrever.
Mas todas exigem que estejamos inteiras, atentas, capazes, aptas.
E é justamente isso que a maioria dos empregos rouba de nós, em troca de uma compensação inadequada, em troca de uma compensação que não compensa tudo o que nos foi tirado.
Quem trabalha menos, ganha menos e tem mais tempo livre, pode se dedicar mais a essas atividades (semi) gratuitas e naturalmente refratárias ao circo do consumo.
Quem trabalha muito, ganha muito dinheiro e não tem mais quase nenhum tempo livre, acaba naturalmente resolvendo todas suas questões com dinheiro. afinal, na falta de tempo e de energia, a única ferramenta que lhe sobrou em abundância é o dinheiro.
Pessoas inteiras, atentas, capazes, aptas, não são reféns do consumo. portanto, o mundo inteiro foi projetado para que você nunca, nunca esteja assim — mas sempre buscando estar.
Não tem problema. basta tomar um espresso machiato de manhã, comprar um day pass de luxe no nosso fitness spa, beber um vinhozinho francês à noite, e então dormir no nosso colchão super premium, e garantimos que amanhã você estará inteira, atenta, capaz e apta.
Se não estiver, bem, temos outros produtos que, arrá, esses sim vão resolver.
pode confiar.
* * *
trechinho da "prisão trabalho". leia o texto todo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário